O WhatsApp como actante: o impacto do aplicativo interativo em redações jornalísticas

Autores

  • Alan César Belo Angeluci Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Rita Donato Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Gabriela Scolari Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Palavras-chave:

WhatsApp, aplicativos, Teoria Ator-Rede, jornalismo

Resumo

O artigo apresenta um estudo exploratório que analisa como o aplicativo WhatsApp tem alterado as rotinas de produção de conteúdos jornalísticos. Foram escolhidos três veículos de comunicação tradicionais – uma emissora de TV, de rádio e um jornal impresso – e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com jornalistas destes meios a partir de dois eixos: (1) relação com o público e (2) fluxo de trabalho. Os dados coletados foram analisados gerando uma matriz sobre a produção antes e depois do surgimento e uso do Whatsapp nas redações. A base teórica do estudo partiu da perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR), de forma a observar as tensões entre os actantes humanos (jornalistas e público) e não humanos (o aplicativo Whatsapp). 

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Pós-Doutor pelo Department of Radio-TV- Film da The University of Texas at Austin, EUA. Doutor pela Universidade de São Paulo com período sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.

Rita Donato, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestranda do curso de Comunicação e Inovação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Bolsista CAPES. Professora dos cursos de especialização em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil.

Gabriela Scolari, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Aluna de Iniciação Científica do Programa de Iniciação Científica da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil. Discente do curso de Comunicação da instituição. Bolsista PIBIC-CNPq. Orientador: Dr. Alan Angeluci.

Referências

(LATOUR, 2005, p. 65)

(LEMOS, 2010, p. 9)

(LEMOS, 2013, p. 177)

(LEMOS, 2013, p.20)

(PRIMO, 2013, p. 626)

(PRIMO, 2013, p. 627)

(PRIMO, 2013, p. 631)

(NONATO, 2016)

(VALENTIN, 2016)

(COELHO, 2016)

(LEMOS, 2013, p.23)

Downloads

Publicado

05/07/17