Entre a estética e a política: uma proposta de análise para ‘O Coro’, de Abbas Kiarostami.

Autores

  • Alessandra Gomes Silva INES

Palavras-chave:

Sociedade, Cultura

Resumo

Este ensaio se propõe a analisar um pequeno curta-metragem chamado ‘O Coro’, do cineasta Abbas Kiarostami, de 1982. Nele, buscaremos articular elementos que dialoguem a respeito de aspectos encontrados na arte contemporânea, centrando nossas observações entre estética e política. Com isso, acabamos ainda por abordar a problemática questão da escuta e a presença do ‘outro’ em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Alessandra Gomes Silva, INES

Possui graduação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009), bacharelado e licenciatura em Letras (português-francês) e suas respectivas Literaturas. É mestre em Letras - Literatura (2016), pelo programa de pós-graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da Puc - Rio. Desde 2006, é professora de Ensino Básico e Educação Tecnológica do Instituto Nacional de Educação de Surdos, atuando nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Integra, como pesquisadora, o grupo Estudos em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura para Surdos. Tem interesse na interseção dos seguintes temas: acessibilidade cultural, narrativas audiovisuais, leitura, literatura e surdez. 

Referências

CALVINO, Italo. Seis Propostas para o Próximo Milênio, 2ª ed., São Paulo, Companhia das Letras, 2000.

FURTARDO, Beatriz. “Um campo difuso de experimentações”.In: GONÇALVES, Omar (org.) Narrativas Sensoriais: Ensaios sobre cinema e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Circuito, 2014. (p.27-40)

GONÇALVES, Omar. “Introdução”. In: GONÇALVES, Omar (org.) Narrativas Sensoriais: Ensaios sobre cinema e arte contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Circuito, 2014. (p.9-26)

LOPES, Denílson. Do sublime à leveza. Revista Contracampo, UFF, 2004. (p.87-98)

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: Editora34, 2012.

Downloads

Publicado

05/07/17