Freixo Prefeito: potencialidades da ambiência digital na publicização da campanha eleitoral de 2016

Autores

  • Rejane de Oliveira Pozobon Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
  • Andressa Dembogurski Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Palavras-chave:

, publicização, ambiência digital, campanha eleitoral, Marcelo Freixo.

Resumo

Ancorado no conceito de publicização, este artigo objetiva compreender como as práticas publicitárias são afetadas pelo uso da ambiência digital como mídia, principalmente no que se refere às campanhas eleitorais.  Para tanto, acionaremos o conceito de publicização, trazido por Casaqui (2009; 2014) e Romeyer (2015), conjugado aos conceitos de campanhas eleitorais (Salgado, 2012; Ribeiro, 2004; Teixeira, 2014) e ambiência digital (Benkler, 2015; Martino,2014; Maia,2011; Aggio,2011). Para elucidar esta discussão teórica, traremos fragmentos da campanha de Marcelo Freixo no Facebook.

Biografia do Autor

Rejane de Oliveira Pozobon, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Jornalista e Relações Públicas formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Docente do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM.

Líder do grupo de pesquisa Comunicação e Política CNPq/UFSM

Andressa Dembogurski Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicitária formada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFSM.

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Publicado

05/07/17