Freixo Prefeito: potencialidades da ambiência digital na publicização da campanha eleitoral de 2016
Palavras-chave:
, publicização, ambiência digital, campanha eleitoral, Marcelo Freixo.Resumo
Ancorado no conceito de publicização, este artigo objetiva compreender como as práticas publicitárias são afetadas pelo uso da ambiência digital como mídia, principalmente no que se refere às campanhas eleitorais. Para tanto, acionaremos o conceito de publicização, trazido por Casaqui (2009; 2014) e Romeyer (2015), conjugado aos conceitos de campanhas eleitorais (Salgado, 2012; Ribeiro, 2004; Teixeira, 2014) e ambiência digital (Benkler, 2015; Martino,2014; Maia,2011; Aggio,2011). Para elucidar esta discussão teórica, traremos fragmentos da campanha de Marcelo Freixo no Facebook.Referências
AGGIO, Camilo de Oliveira. Internet, eleições e participação: quatões-chave acerca da participação e do ativismo nos estudos em campanhas online. In: MAIA, Rousiley Celi; GOMES, Wilson; MARQUES, Jamil Almeida. Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.
CASAQUI, Vander. A esfera simbólica da produção: estratégias de publicização do mundo do trabalho na mídia digital. Revista Rumores, São Paulo, v.3, n.6,p. 1-11. 2009.
CASAQUI, Vander. Metapublicização de um novo (mesmo) mundo: empreendedorismo social, entre a utopia e a forma mercadoria. In:In: PEREZ, C.; TRINDADE, E. (orgs.). O sistema publicitário e a semiose ilimitada.São Paulo: INMOD/ABP2/PPGCOM-ECA-USP, 2014. p. 351 - 366.
CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GOMES, Wilson. Participação política online: questões e hipóteses de trabalho. In: MAIA, Rousiley Celi; GOMES, Wilson; MARQUE, Jamil Almeida. Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.
IASULAITIS, Sylvia. Dos comícios à internet: a midiatização das campanhas eleitorais e a comunicação eleitoral em perspectiva histórica. In: IV Congreso Internacional de comunicación Política y Estrategias de Campaña. La Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales (ALICE). Minas Gerais - BH, 17 a 19 de setembro de 2015.
JOHNSON, Telma. Pesquisa social mediada por computador. Rio de Janeiro: E-papers,2010.
MAIA, Rousiley Celi Moreira. Internet e esfera civil: limites e alcances da participação política. In: MAIA, Rousiley Celi; GOMES, Wilson; MARQUE, Jamil Almeida. Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.
MASSUCHIN, Michele Goulart; TAVARES, Camilla Quesada. Campanha eleitoral nas redes sociais: estratégias empregadas pelos candidatos à Presidência em 2014 no Facebook. Revista Compolítica, V.5 nº 2, 2015, p. 75-112.
MARQUES, Francisco Paulo Jamil. Ciberpolítica: conceitos e experiências. Salvador: UFBA, 2016.
MARTINO, Luis Mauro Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
MIGUEL, Luiz Felipe; BIROLI, Flávia. Meios de comunicação de massa e eleições no Brasil: da influência simples à interação complexa. Revista USP, São Paulo, n.90, junho/agosto 2011, p. 74-83.
RIBEIRO, Pedro José Floriano. Campanhas eleitorais em sociedades midiáticas: articulando e revisando conceitos. Revista Sociologia Política, nº 22, Curitiba, jun. 2004, p. 25-43.
ROMEYER, Hélène. Do espaço público ao processo de publicização: o caso das questões da saúde. In: CASTRO, P. C. (Org.). Dicotomia público/privado: estamos no caminho certo? Maceió: EDUFAL,2015, p. 113 – 138.
SALGADO, Suzana. Campanhas eleitorais e cobertura mediática: abordagens teóricas e contributos para a compreensão das interações entre política e media. Revista Brasileira de Ciência Política, nº9. Brasília, setembro - dezembro de 2012, pp. 229-253.
SILVA, Sivaldo Pereira da. Exigências democráticas e dimensões analíticas para a interface digital do Estado. In: MAIA, Rousiley Celi; GOMES, Wilson; MARQUE, Jamil Almeida. Internet e participação política no Brasil. Porto Alegre: Sulina, 2011.
TRINDADE, Eneus. Alcance de sentidos dos termos publicidade e propaganda em contextos demediatização. In: PEREZ, C.; TRINDADE, E. (Orgs.). Por uma publicidade livre sempre. São Paulo: INMOD/ABP2/PPGCOM-ECA-USP, 2013, p.48-54.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.