Escutando o Blues: sons, identidades e lugares fílmicos

Autores

Palavras-chave:

blues, paisagem sonora, lugar de memória, cinema, identidade.

Resumo

Boa parte das imagens acerca do passado que temos e com as quais nos relacionamos diariamente são moldadas em maior ou menor grau a partir do cinema. Pensamos aqui a análise de obras acerca da história do blues sobre o conceito de lugar de memória fílmico, proposto por W. Guynn com base no conceito de P. Nora, com especial destaque à noção de autenticidade, construída, de acordo com nossa visão, a partir da trilha sonora e de seu potencial de suscitar identificação espaço-temporal através de paisagens sonoras que remetam à identidade do grupo social aqui trabalhado. Analisando os filmes Honeydripper (2007), O Brother, Where art Thou? (2000) e Cadillac Records (2008), buscamos defender nosso argumento acerca da importância do estudo da trilha sonora em filmes históricos enquanto um elemento constituinte de um território cultural.

 

Palavras-chave: blues, paisagem sonora, lugar de memória, cinema, identidade.

Biografia do Autor

Daniel Dória Carrijo, PPGHIS - Universidade Federal do Paraná

Daniel Dória é mestre em História pelo programa de pós-graduação em História da UFPR. Atualmente é bolsista CAPES no mesmo departamento onde cursa o doutorado. Suas pesquisas abarcam as áreas de história e audiovisual com foco na história do blues e suas representações fílmicas do século XXI, com especial atenção à análise da trilha sonora.

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Publicado

05/07/17