O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO JOGO POLÍTICO DA LUTA POR IDENTIDADES: AS POSIÇÕES DE SUJEITOS INTERNAUTAS DIANTE DO VETO DO GOVERNO A UMA PROPAGANDA PUBLICITÁRIA SOBRE DIVERSIDADE

Autores

  • Washington Silva de Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Diana Barbosa de Freitas Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Propaganda, Posições discursivas, Identidade e Diferença.

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do jogo político da luta por identidades, problematizando espaços de memória e de significação acerca da diversidade que entram em jogo na formulação de posições de sujeitos internautas em face do veto do governo Bolsonaro a uma propaganda produzida pelo Banco do Brasil. Para tanto, tomamos como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 2014; ORLANDI, 2017) em consonância com os Estudos Culturais (HALL, 2014; SILVA, 2014, WOOWARD, 2014). Identificamos e caracterizamos, nas formulações do debate virtual em torno do veto, duas posições acerca da identidade: uma universalista antidiferencialista pró-veto e uma universalista diferencialista, contrária ao veto.

Palavras-chave: Propaganda. Posições discursivas. Identidade e diferença.

Biografia do Autor

Washington Silva de Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

PhD in Linguistics from the Federal University of Paraíba (2010). Professor at the Federal University of Campina Grande (UFCG).

Diana Barbosa de Freitas, Universidade Federal de Campina Grande

Mestranda em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Master's student in Language and Teaching at the Federal University of Campina Grande (UFCG).

Referências

FARIAS, W. S. O jogo político de identidades no discurso de quadrinhos de humor crítico. Nonada, Porto Alegre, v.1 nº 24, 2015.

FERNANDES, C. Imagens em rede: a opacidade da imagem e a leitura polissêmica. In: FERREIRA, M. C.L (Org.) Oficinas de análise do discurso: conceitos em movimento. Campinas: Pontes Editores, 2015, p. 81-108.

HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Edit. PUC-Rio: Apicuri, 2016.

______. Quem precisa da Idenitidade? In: SILVA, T. T. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p. 103-131.

INDURSKY, F. A fragmentação do sujeito em análise do discurso. In: ______. Discurso, memória e identidade. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 2000, p. 70-81.

ORLANDI, E. P.Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999.

______. Identidade Lingüística Escolar. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.

______. Os efeitos de leitura na relação discurso/texto. In.: ______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005, p. 59-71.

______. Eu, Tu, Ele: discurso e real da história. Campinas: Pontes Editores, 2017.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5ª ed. São Paulo: Pontes Editores, 2008.

______. Análise do discurso: Michel Pêcheux. Campinas: Pontes Editores, 2014.

______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

SANTOS, B. de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença In: ______ (Org.). Identidade e diferença. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.

WOODWART, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p. 7-71.

Downloads

Publicado

07/10/20