O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DO JOGO POLÍTICO DA LUTA POR IDENTIDADES: AS POSIÇÕES DE SUJEITOS INTERNAUTAS DIANTE DO VETO DO GOVERNO A UMA PROPAGANDA PUBLICITÁRIA SOBRE DIVERSIDADE
Palavras-chave:
Propaganda, Posições discursivas, Identidade e Diferença.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar o funcionamento discursivo do jogo político da luta por identidades, problematizando espaços de memória e de significação acerca da diversidade que entram em jogo na formulação de posições de sujeitos internautas em face do veto do governo Bolsonaro a uma propaganda produzida pelo Banco do Brasil. Para tanto, tomamos como aporte teórico a Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 2014; ORLANDI, 2017) em consonância com os Estudos Culturais (HALL, 2014; SILVA, 2014, WOOWARD, 2014). Identificamos e caracterizamos, nas formulações do debate virtual em torno do veto, duas posições acerca da identidade: uma universalista antidiferencialista pró-veto e uma universalista diferencialista, contrária ao veto.
Palavras-chave: Propaganda. Posições discursivas. Identidade e diferença.Referências
FARIAS, W. S. O jogo político de identidades no discurso de quadrinhos de humor crítico. Nonada, Porto Alegre, v.1 nº 24, 2015.
FERNANDES, C. Imagens em rede: a opacidade da imagem e a leitura polissêmica. In: FERREIRA, M. C.L (Org.) Oficinas de análise do discurso: conceitos em movimento. Campinas: Pontes Editores, 2015, p. 81-108.
HALL, S. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Edit. PUC-Rio: Apicuri, 2016.
______. Quem precisa da Idenitidade? In: SILVA, T. T. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p. 103-131.
INDURSKY, F. A fragmentação do sujeito em análise do discurso. In: ______. Discurso, memória e identidade. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzato, 2000, p. 70-81.
ORLANDI, E. P.Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1999.
______. Identidade Lingüística Escolar. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Lingua(gem) e identidade: elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2002.
______. Os efeitos de leitura na relação discurso/texto. In.: ______. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. Campinas: Pontes, 2005, p. 59-71.
______. Eu, Tu, Ele: discurso e real da história. Campinas: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. 5ª ed. São Paulo: Pontes Editores, 2008.
______. Análise do discurso: Michel Pêcheux. Campinas: Pontes Editores, 2014.
______. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
SANTOS, B. de S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SILVA, T. T. da. A produção social da identidade e da diferença In: ______ (Org.). Identidade e diferença. 14 ed. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.
WOODWART, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Rio de Janeiro: Vozes, 2014, p. 7-71.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.