A guerra dos royalties na mídia:

abordagens de veículo de comunicação e a utilização da imprensa para fundamentar a produção científica

Autores

  • Mozarth Dias
  • Simone Barreto Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Marcelo Gantos Universidade Estadual do Norte Fluminense

Resumo

Este estudo objetiva realizar uma revisão bibliográfica sobre como a produção jornalística digital e impressa foram utilizadas em artigos científicos sobre a temática royalties do petróleo, no período de 2014 e 2018. O percurso escolhido foi identificar a abordagem utilizada pelos veículos de comunicação a partir da descoberta do pré-sal e da nova lei dos royalties em artigos publicados em periódicos e eventos científicos. Foram analisados os debates, as disputas entre os estados, a conscientização feita pela mídia sobre as populações atingidas diretamente pela medida de redução do repasse e como os cientistas utilizam essas reportagens para fundamentar as respectivas pesquisas.

Biografia do Autor

Simone Barreto, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutoranda em Políticas Sociais (UENF), Pesquisadora (PEA-TP), professora e coordenadora do curso de Jornalismo (UNIFLU)

Marcelo Gantos, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Doutor em História (UFF), professor associado (LEEA-UENF), coordenador técnico do projeto de Educação Ambiental Territórios do Petróleo, Royalties e Vigília Cidadã (PEA-TP) no âmbito do Licenciamento Ambiental Federal de petróleo e gás conduzido pelo Ibama

Downloads

Publicado

02/01/23