A ESTÉTICA DE VIOLÊNCIA NOS JOGOS ELETRÔNICOS

Autores

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Sistema de classificação internacional, Violência,

Resumo

O trabalho analisa as modalidades de jogos eletrônicos individuais que são focados em atos de violência física. Discute a noção de violência presente nesses jogos a partir do trabalho de Johan Galtung. Problematiza o Entertainment Software Rating Board (ERSB), sistema de classificação internacional para os jogos em paralelo com as estratégias criativas dos produtores em inserir novos parâmetros de violência na tentativa de contornar o ESRB. Concentra a análise em alguns “jogos de bater” (Slapping) como Beat The Boss, Beat Yourboss, e outros jogos com Stickmens de destruição de personagens. Defende que a violência utilizada nesses jogos não implica em aumento de violência social, mas em ressignificação da violência. Propõe perceber esta modalidade de violência simbólica como sendo um mecanismo de proteção cultural que visa satisfazer nossa própria natureza ao simular (enquanto simulacro) a violência e identifica que há uma dimensão lúdica de aprendizagem sobre os efeitos da violência na sociedade, sendo, portanto, agentes de socialização que colaboram para a diminuição da violência, ao contrário do que aponta o senso comum.

Biografia do Autor

Amaro Xavier Braga Junior, Universidade Federal de Alagoas

Doutor e Mestre em Sociologia (UFPE). Mestre em Antropologia Social (UFAL). Esp. em Artes Visuais (Senac). Esp. em Gestão de Ead (UCB\Esc.do Exército). Esp. em História das Artes e das Religiões (UFRPE). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPE). Professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

Referências

ALVES, L. R. G. Game Over: jogos eletrônicos e violência. Salvador: Universidade Federal da Bahia (Tese de Doutorado em Educação). 2004. Disponível em: http://www.lynn.pro.br/admin/files/lyn_artigo/685ef5af57.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.

ARONSON, Elliot. O animal social: introdução ao estudo do comportamento humano. São Paulo: Instituição Brasileira de Difusão Cultural, 1986.

BECKER, Howard. Outsiders: estudos sociológicos do desvio. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BERGERET, Jean. Violência (Instinto de -). Verbete. In MIJOLLA, A. de. (Org.). Dicionário Internacional da Psicanálise. Rio de Janeiro: Imago ed., 2005, p.1958-1959.

BHONGOWRATH. Beat Your Boss 18+. New Reviews. androidgamesreview.com. 5 jul. 2012. Disponível em:< http://www.androidgamesreview.com/2012/07/beat-your-boss-18/>. Acesso em: 13 dez. 2013.

BRAGA JR, A. X. . A Cultura da Violência e a Arte dos Quadrinhos. In: XI Ciso - Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste, 2003, Aracajú. Anais do XI Ciso - Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste. Aracajú: UFS, 2003. v. 1. p. 129-130.

BRAGA JR, A. X. . As Imagens de Terror nos jogos de RPG: elementos de organização da tribo urbana. In: XII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2002, Recife. Anais do XII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2002.

DEVANE, Ben; SQUIRE, Kurt D.. The Meaning of Race and Violence in Grand Theft Auto San Andreas. Games and Culture. Jul. 2008, vol. 3. n. 3-4. Disponível em: http://gac.sagepub.com/content/3/3-4/264.full.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2013.

FUNK, J. B.; GERMANN, J. N.; e BUCHMAN, D. D. Rating Electronic Games: Violence Is in the Eye of the Beholder. Youth & Society, Vol. 30 No. 3, Mar., 1999, p.283-312. Disponível em: http://www.sagepub.com/frankfort-nachmiasstudy4/Funk.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.

GALTUNG, Johan. Gewalt. In: WULF, Ch. Vom Menschen. Handbuch Historische Anthropologie. Weinheim u. Basel: Beltz, 1997.

GALTUNG, Johan. Três formas de violência, três formas de paz. A paz, a guerra e a formação social indo-europeia. Revista Crítica de Ciências Sociais. N.71, 2005, p. 63-75. Disponível em: http://rccs.revues.org/1018. Acesso em: 26 set. 2013.

______. Violencia, guerra y su impacto sobre los efectos visibles e invisibles de la violência. Polylog Foro para filosofía intercultural, n.5, 2004. Disponível em: http://them.polylog.org/5/fgj-es.htm>. Acessado em: 26 set. 2013

GOMES, Languisner. A conceptualização visual da violência em histórias em quadrinhos. Antares. Vol. 4, N.7, , jan./jul., p. 73-92, 2012. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/antares/article/view/1547/1006>. Acesso em: 26 set. 2013.

HAPPY WHEELS. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2013. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Happy_Wheels&oldid=37824829>. Acesso em: 14 dez. 2013.

HANNA, Philip. Video Game Technologies - Game Genres. Course CSC207, Java Games Programming. Queen’s University, Belfast, Ireland. 29 fev. 2016. Disponível em: https://www.di.ubi.pt/~agomes/tjv/teoricas/01-genres.pdf. Acessado em: 23 abr. 2020. [Slides de Aula]

HAYNES, Richard B. Children's perceptions of “comic” and “authentic” cartoon violence. Journal of Broadcasting. V. 22, N.1, 1978. P. 63-70. Disponível em: http://www.tandfonline.com/doi/pdf/10.1080/08838157809363866>. Acesso em: 26 set. 2013.

JONES, Gerard. Brincando de Matar Monstros: porque as crianças precisam de fantasia, videogames e violência de faz-de-conta. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2004.

KHALED JR, Salah H. Videogame e violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

LEMOS, Igor L.; GOUVEIA, Raimundo C. As representações sociais de violência nas sinopses de jogos eletrônicos. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 13, n. 25, jul-dez 2012, p. 37-44. Disponível em: http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_comunicacao_inovacao/article/view/1561/1278> . Acesso em: 14 dez. 2013.

MARKEY, Patrick M.; MARKEY, Charlotte N. Vulnerability to Violent Video Games: A Review and Integration of Personality Research. Review of General Psychology . American Psychological Association, 2010, Vol. 14, No. 2, 82–91. Disponivel em: http://www.apa.org/pubs/journals/releases/gpr-14-2-82.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.

MICHAUD, Yves. A violência. São Paulo: Ática, 1989.

NJAINE, Kathie. MINAYO Maria Cecília de Souza. A violência na mídia como tema da área da saúde pública: revisão da literatura. Ciência & Saúde Coletiva, v.9, n.1, p. 201-211, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csc/v9n1/19837.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.

NUÑEZ, Antonio. É melhor contar tudo. São Paulo: Nobel, 2009.

PAIVA, Fábio da Silva. Batman e o uso da violência nas relações sociais: uma análise à luz dos processos civilizadores. Anais do XII Simpósio Internacional Processo Civilizador. 10 a 13 nov. 2009. Disponível em:< http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais12/artigos/pdfs/workshop/W_Paiva.pdf>. Acesso em: 26 set. 2013.

RITTES, André. História em quadrinhos e violência: o caso do justiceiro da Marvel Comics. Revista Ceciliana, ISSN 1517-6363, Nº. 32, 2011 , p. 163-176.

ROLL Up Your Sleeves and Go!. Games.co.za. 2013. Disponível em:< http://games.co.za/slapping>. Acesso em: 13 dez. 2013.

SCHECHTER, Harold. Serial Killers: Anatomia do Mal. Rio de Janeiro: Darksaid Books, 2013.

SERBENA, Carlos Augusto. Herói e Violência nas Histórias em Quadrinhos: Batman. Texto & contexto enferm. V.8, N.2, p.348-351, maio-ago. 1999. Disponível em: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/>. Acesso em: 26 set. 2013.

SOUZA, Henrique Cesar da Costa. Mídia e violência: a imagem em quadrinhos e no monitor. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRural, Rio de Janeiro, vol. 1, n.2, dez. 2008, p.94-103 . Disponível em: http://www.ufrrj.br/seminariopsi/2008/boletim/boletim2008.pdf#page=94>. Acesso em: 26 set. 2013.

TONDATO, Marcia Perencin. Revista FAMECOS: mí¬dia, cultura e tecnologia. V.1, n. 32, abr. 2007, p. 126-133. Disponível em:< http://200.144.189.42/ojs/index.php/famecos/article/view/1982/1797>. Acesso em: 26 set. 2013.

VIVIANI, L.H. S. N., SCHWARTZ, G. M. Comportamento agressivo, violência e videogame. Lecturas: Educación física y deportes, N.. 80, 2005. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd80/video.htm. Acesso em: 26 set. 2013.

WARTELLA, Ellen. OLIVAREZ, Adriana. JENNINGS, Nancy. A criança e a violência na televisão nos EUA. In CARLSSON, Ulla. FEILITZEN, Cecilia von. (Orgs). A criança e a violência na mídia. Brasília: UNESCO, 1999. p.61-70. Disponível em: http://www.andi.org.br/sites/default/files/legislacao/07.%20A%20Crian%C3%A7a%20e%20a%20Viol%C3%AAncia%20na%20M%C3%ADdia.pdf#page=60. Acesso em: 26 set. 2013.

Downloads

Publicado

30/05/22