O QUE FALAM SOBRE NÓS: UM ESTUDO DE POSTAGENS NO TWITTER
Palavras-chave:
comunicação, inovação, redes sociais, Twitter.Resumo
A nova maneira das pessoas relacionarem-se tem ocorrido pela revolução das redes sociais, especialmente as mais conectadas. Inúmeros estudos demonstram o crescimento dessas redes, e, essencialmente, do Twitter, um microblog caracterizado para comunicações rápidas e espontâneas. “Escutar o público”, hoje, considera-se o ápice na gestão da qualidade de serviços. Este trabalho apresenta um estudo que pretende analisar as postagens sobre a Universidade Municipal de São Caetano do Sul, objetivando a compreensão com que espécies de conteúdos os estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade aplicaram a ferramenta ao se referir à instituição de ensino. Este estudo trata-se de uma pesquisa exploratória, que aplica a metodologia da análise de conteúdo. A coleta dos dados foi realizada entre os dias 25/10/2011 e 01/11/2011 o qual se utilizou- o software Atlas/TI desenvolvido internamente o que possibilitou a restrição geográfica do universo de pesquisa. As postagens identificadas demonstram inúmeros assuntos, categorizando-se em temas próprios. Conclui-se que a ferramenta possui suporte para elaborar o acompanhamento da satisfação dos usuários relativos a produtos e/ou serviços.
Referências
CAMARGO, Raquel Graciele. A interação enquanto características comum entre blogs e twitter. 2008. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Jornalismo) - Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, 2008.
CARMONA, Tadeu. Tudo o que você precisa saber sobre Twitter. São Paulo: Digerati Books, 2009. Disponível em: <http://www.dependenciadeinternet.com.br/article/archive/2/>. Acesso em: 24 de outubro. 2011.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
CHRISTAKIS, Nicholas A.; FOWLER, James H. O Poder das Conexões: a importância do networking e como ele molda nossas vidas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DICAS INFO. Twitter. São Paulo: Abril, n. 67, ago. 2009.
DOMINGUES, Diana. Cibermundos: O corpo e o ciberespaço. In: LYRA, Bernadette; SANTANA, Gelson (Orgs.). Corpo & Mídia. São Paulo: Arte & Ciência, 2003. p.19-48.
KOMESU, Fabiana. Blogs e as práticas de escrita sobre si na internet. In: MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004. p.110-119.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos. (Orgs.). Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2004.
McGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. Tradução de Helena Vilar de Lemos. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
ORIHUELA, José Luis. Twitter y el boom del microblogging. 2007. Disponível em <http://portal.educ.ar/debates/educacionytic/super-sitios/twitter-y-el-boom-del-microblo.php>. Acesso em: 24 de outubro. 2011.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. Coleção Cibercultura.
RUFINO, Airtiane; SILVA, Roosewelt Lins. Folksonomia: a classificação colaborativa facilitando a organização do conhecimento. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO, CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO, 31, 2008, Maceió. Anais... Maceió: UFAL, 2008.
SANTAELLA, Lúcia; LEMOS Renata. Redes sociais digitais: a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulo, 2010. Coleção Comunicação.
SILVA, Maurílio Luiz Hoffmann da. O twitter como ferramenta de comunicação da Cibercultura. 2009. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2009.
SILVA, Tarcisio Torres. Blogs e as ferramentas de publicação pessoal no processo de construção de subjetividades. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas. Campinas-SP, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.