A rede social como estratégia de comunicação e representação no ambiente digital dos Cursos de Bacharelado em Estética

Authors

Abstract

As mudanças no ambiente digital pautadas pelo avanço das tecnologias digitais criaram uma realidade educacional. Esse estudo tem como objetivo compreender como os cursos de Bacharelado Estética se apropriam das redes sociais, investigando suas estratégias comunicacionais para a promoção e construção da imagem institucional. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, com revisão sistemática da literatura em bases científicas relevantes. Os resultados esperados buscam oferecer informações sobre as práticas de comunicação adotadas pelas IES no contexto digital contribuindo dessa forma para reflexões no campo da educação e suas atuações para promoção da imagem, marketing e engajamento com público-alvo.

Author Biography

Nair Prata , FUMEC

Jornalista (UFMG), mestre em Comunicação (Universidade São Marcos) e doutora em Linguística Aplicada (UFMG), tendo realizado estágio de pós-doutoramento em Comunicação na Universidad de Navarra (Espanha). Trabalhou durante 18 anos em emissoras de rádio, principalmente a Rádio Itatiaia. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Informação e Comunicação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. No mestrado ganhou o Prêmio Intercom 2001 de Melhor Dissertação de Mestrado do Ano - Categoria Rádio e TV, com o trabalho "A fidelidade do ouvinte de rádio: um estudo dos principais fatores determinantes da audiência fiel". No doutorado realizou estágio na Universidade do Minho, em Portugal, com bolsa de estudos da Capes e desenvolveu tese sobre o tema "Webradio: novos gêneros, novas formas de interação. Ganhou o 3 lugar nacional no Prêmio Freitas Nobre de Doutorado 2008, concedido pela Intercom. Foi Diretora científica da Intercom (2017-2020; 2020-2023). Coordenou o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom por dois mandatos (2011-2012; 2013-2014), foi diretora Regional Sudeste da Intercom (2014-2017) e vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (2015-2019) . É coordenadora da Rádio FUMEC. É editora da Revista Mediação. É sócia da Intercom (Grupo de Pesquisa em Rádio e Mídia Sonora), da SBPJor (Sociedade Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo) e da Red Internacional de Historiógrafos de la Comunicación . É autora do livro "Webradio - novos gêneros, novas formas de interação" e organizadora de 29 coletâneas çpublicadas por diversas editoras, além de dezenas de artigos sobre comunicação, rádio e novas tecnologias em comunicação. É vencedora do Prêmio Luiz Beltrão 2013, categoria Liderança Emergente. E-mail: nairprata@uol.com.br

Published

09/09/25

Issue

Section

Resumos Expandidos de Pesquisas em Andamento no Ambito do PPGTICGC