Suplementação oral com peptídeos de colágeno hidrolisado
evidências de ensaios clínicos
Résumé
A suplementação oral com peptídeos de colágeno hidrolisado (PC) tem ganhado destaque nos últimos anos, devido aos seus possíveis efeitos benéficos nos parâmetros da pele e na saúde das juntas e articulações. Porém, a eficácia da suplementação oral ainda é motivo de controvérsia entre os profissionais de saúde. De um lado estão os que argumentam que não se sabe ao certo o destino final dos PC no corpo após a sua digestão enzimática e absorção intestinal. Do outro lado estão os profissionais que se baseiam em estudos de biodisponibilidade e em ensaios pré-clínicos com animais para enaltecer os benefícios da suplementação. A falta de consenso advém das escassas evidências clínicas disponíveis e do desconhecimento do estado da arte da pesquisa sobre o tema. O objetivo deste artigo é compilar ensaios clínicos randomizados duplo ou triplo cegos, controlados por placebo, que avaliaram os efeitos da suplementação com peptídeos de colágeno em parâmetros relacionados à fisiologia da pele e ao metabolismo ósseo-articular, exclusivamente de seres humanos. Os resultados dos ensaios clínicos reportados fornecem indícios promissores de que os PC podem auxiliar na melhora da qualidade da pele, da celulite, da densidade óssea e da saúde das juntas e articulações. Porém, devido à grande heterogeneidade entre os estudos, o que dificulta a comparação dos resultados e a inferência estatística, é importante observar que mais pesquisas são necessárias para entender melhor os eventuais benefícios da suplementação PC e estabelecer diretrizes mais precisas para sua utilização.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Estética em Movimento 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
-
Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Estética em Movimento, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista "Estética em Movimento" é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.