GESTÃO DO INGRESSO À UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2002V1N2ART11Palabras clave:
Educação, Análise multicritério da decisão, Programação Linear, Teoria da utilidadeResumen
Este artigo mostra como um método analítico de apoio à decisão pode ser utilizado numa situação tipicamente encontrada na gestão de universidades: a avaliação de candidatos aos seus cursos. O caso aqui relatado aborda a avaliação dos candidatos ao curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Industrial MetaJúrgica de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiw. A análise empregada no estudo fez uso do método multicritério UTA e de uma variante do mesmo que considera os pesos dos critérios de avaliação. Os dois métodos fizeram uso de critérios de avaliação tanto quantitativos como qualitativos, partindo de uma classificação a priori de um subconjunto ou do próprio conjunto de candidatos e da matriz de avaliação.Esses métodos, lidando simultaneamente com múltiplos critérios de avaliação, produziram resultados consistentes com a classificação global dos candidatos provida pelo exame vestibular tradicional.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.