GESTÃO DO INGRESSO À UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Auteurs-es

  • Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes Faculdades Ibmec
  • Luis Alberto Duncan Rangel Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
  • Antonio de Araújo Freitas Júnior Faculdades Ibmec

DOI :

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2002V1N2ART11

Mots-clés :

Educação, Análise multicritério da decisão, Programação Linear, Teoria da utilidade

Résumé

Este artigo mostra como um método analítico de apoio à decisão pode ser utilizado numa situação tipicamente encontrada na gestão de universidades: a avaliação de candidatos aos seus cursos. O caso aqui relatado aborda a avaliação dos candidatos ao curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Industrial MetaJúrgica de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiw. A análise empregada no estudo fez uso do método multicritério UTA e de uma variante do mesmo que considera os pesos dos critérios de avaliação. Os dois métodos fizeram uso de critérios de avaliação tanto quantitativos como qualitativos, partindo de uma classificação a priori de um subconjunto ou do próprio conjunto de candidatos e da matriz de avaliação.Esses métodos, lidando simultaneamente com múltiplos critérios de avaliação, produziram resultados consistentes com a classificação global dos candidatos provida pelo exame vestibular tradicional.

Bibliographies de l'auteur-e

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, Faculdades Ibmec

Luis Alberto Duncan Rangel, Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda

Antonio de Araújo Freitas Júnior, Faculdades Ibmec

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Publié-e

31/12/02

Numéro

Rubrique

Artigos