GESTÃO DO INGRESSO À UNIVERSIDADE: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes Faculdades Ibmec
  • Luis Alberto Duncan Rangel Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
  • Antonio de Araújo Freitas Júnior Faculdades Ibmec

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2002V1N2ART11

Palavras-chave:

Educação, Análise multicritério da decisão, Programação Linear, Teoria da utilidade

Resumo

Este artigo mostra como um método analítico de apoio à decisão pode ser utilizado numa situação tipicamente encontrada na gestão de universidades: a avaliação de candidatos aos seus cursos. O caso aqui relatado aborda a avaliação dos candidatos ao curso de engenharia de produção da Escola de Engenharia Industrial MetaJúrgica de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiw. A análise empregada no estudo fez uso do método multicritério UTA e de uma variante do mesmo que considera os pesos dos critérios de avaliação. Os dois métodos fizeram uso de critérios de avaliação tanto quantitativos como qualitativos, partindo de uma classificação a priori de um subconjunto ou do próprio conjunto de candidatos e da matriz de avaliação.Esses métodos, lidando simultaneamente com múltiplos critérios de avaliação, produziram resultados consistentes com a classificação global dos candidatos provida pelo exame vestibular tradicional.

Biografia do Autor

Luiz Flavio Autran Monteiro Gomes, Faculdades Ibmec

Luis Alberto Duncan Rangel, Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda

Antonio de Araújo Freitas Júnior, Faculdades Ibmec

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Publicado

31/12/02

Edição

Seção

Artigos