GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
desenvolvimento e validação de um modelo baseado na Design Science Research
Resumen
À medida que as organizações públicas se tornaram mais dependentes da área tecnológica, passando a realizar maiores investimentos em tecnologia, intensificou-se o foco na Governança de TI (GTI). Complementarmente, aspectos relacionados às regulamentações governamentais também influenciaram a exigência de uma governança mais efetiva, de modo que os gestores, através da implantação de mecanismos de GTI mais adequados ao seu ambiente, conseguissem obter um melhor uso da tecnologia, além de disponibilizar serviços com maior eficiência, capacidade e sustentabilidade. Assim, propôs-se o desenvolvimento e validação de um modelo de Governança de TI direcionado à Administração Pública, seguindo os princípios metodológicos da abordagem Design Science Research. O modelo foi desenvolvido a partir de uma base teórica robusta, sendo aplicado no contexto das instituições federais de ensino, cuja validação se deu em uma universidade federal brasileira. A estrutura do modelo consiste em um guia para orientar os gestores na definição e implementação da GTI.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.