GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

desenvolvimento e validação de um modelo baseado na Design Science Research

Autores

  • Aline Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Guilherme Lerch Lunardi Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

À medida que as organizações públicas se tornaram mais dependentes da área tecnológica, passando a realizar maiores investimentos em tecnologia, intensificou-se o foco na Governança de TI (GTI). Complementarmente, aspectos relacionados às regulamentações governamentais também influenciaram a exigência de uma governança mais efetiva, de modo que os gestores, através da implantação de mecanismos de GTI mais adequados ao seu ambiente, conseguissem obter um melhor uso da tecnologia, além de disponibilizar serviços com maior eficiência, capacidade e sustentabilidade. Assim, propôs-se o desenvolvimento e validação de um modelo de Governança de TI direcionado à Administração Pública, seguindo os princípios metodológicos da abordagem Design Science Research. O modelo foi desenvolvido a partir de uma base teórica robusta, sendo aplicado no contexto das instituições federais de ensino, cuja validação se deu em uma universidade federal brasileira. A estrutura do modelo consiste em um guia para orientar os gestores na definição e implementação da GTI.  

Biografia do Autor

Aline, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração pela Universidade Luterana do Brasil (2012) e em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande – PPGA/FURG (2020). Doutoranda em Administração, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGA/UFRG. Atua profissionalmente como servidora técnico administrativo no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, no cargo de Analista de Tecnologia da Informação. Possui experiência de pesquisa na área de Tecnologia da Informação, Governança de TI e Tecnologias da Informação na Saúde (e-health).

Guilherme Lerch Lunardi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Administração - Hab. Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1999), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Em 2013, fez pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes Commerciales de Montreal/Canadá (HEC-Montreal). É professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande e participa como professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da FURG - Mestrado Acadêmico em Administração (PPGA/FURG) e Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP/FURG). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: impacto de TI, bancos, tecnologia de informação, governança de TI, TI Verde e Tecnologias da Informação aplicada à Saúde.

Downloads

Publicado

24/02/23

Edição

Seção

Artigos