TEORIA DO PROSPECTO
ESTUDO TRANSCULTURAL COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Resumen
A Teoria do Prospecto busca explicar vieses cognitivos que ocorrem no processo de decisão, via observação de comportamentos sistemáticos. Este estudo analisou os vieses cognitivos da aversão à perda e do viés de otimismo em estudantes universitários brasileiros e portugueses. Realizou-se pesquisa descritiva/exploratória, com recolha dos dados online (Survey Monkey); participaram 400 respondentes (209 brasileiros e 191 portugueses), que responderam ao questionário composto por questões de caráter sociodemográfico e por dois pares de situações que requeriam decisão. Quanto ao viés de aversão à perda, apenas os universitários portugueses se encontram no domínio dos ganhos; quanto ao viés de otimismo, universitários brasileiros e portugueses se encontram no domínio das perdas, corroborando a Teoria do Prospecto. O estudo ampliou a compreensão acerca do comportamento de estudantes universitários (brasileiros e portugueses), considerando diferenças transculturais e variáveis que possam influenciar o processo de avaliação, julgamento e tomada de decisão, conduzindo-os a cometerem erros graves.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista FACES, editada pela Universidade FUMEC, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores a qualquer outro periódico. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista de Administração FACES Journal é licenciada sob Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.