TEORIA DO PROSPECTO
ESTUDO TRANSCULTURAL COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
Résumé
A Teoria do Prospecto busca explicar vieses cognitivos que ocorrem no processo de decisão, via observação de comportamentos sistemáticos. Este estudo analisou os vieses cognitivos da aversão à perda e do viés de otimismo em estudantes universitários brasileiros e portugueses. Realizou-se pesquisa descritiva/exploratória, com recolha dos dados online (Survey Monkey); participaram 400 respondentes (209 brasileiros e 191 portugueses), que responderam ao questionário composto por questões de caráter sociodemográfico e por dois pares de situações que requeriam decisão. Quanto ao viés de aversão à perda, apenas os universitários portugueses se encontram no domínio dos ganhos; quanto ao viés de otimismo, universitários brasileiros e portugueses se encontram no domínio das perdas, corroborando a Teoria do Prospecto. O estudo ampliou a compreensão acerca do comportamento de estudantes universitários (brasileiros e portugueses), considerando diferenças transculturais e variáveis que possam influenciar o processo de avaliação, julgamento e tomada de decisão, conduzindo-os a cometerem erros graves.
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