Patriarcado de mídia como síntese categorial para os Estudos Feministas de Mídia

Autores

  • Rafaela Martins de Souza Universidade de Coimbra
  • Manoel Dourado Bastos Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, Patriarcado de Mídia, Teoria Feminista de Mídia, Gênero

Resumo

O artigo apresenta o conceito de patriarcado de mídia como categoria própria à Comunicação capaz de sintetizar a problemática de gênero na mídia a partir do escopo epistemológico da Economia Política da Comunicação. Partimos dos fenômenos de prejuízo de gênero, tanto como relações sexistas nas dinâmicas de trabalho e produção, quanto como representações estereotipadas nos materiais, a partir da Teoria Feminista de Mídia (Steiner, 2014). Utilizamos as obras de Federici (2017), Scholz (1996) e McClintock (2003) no mapeamento das origens histórico-sociais e lógico-formais da assimetria entre os gêneros na sociedade capitalista. Por fim, apresentamos a crítica dialética elaborada por Bolaño (2000) como aquela capaz de sustentar a síntese categorial proposta.

Biografia do Autor

Manoel Dourado Bastos, Universidade Estadual de Londrina

Professor Associado do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina. Professor do ppGcom-ueL. Ex-Presidente da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura – seção Brasil (Ulepicc-Brasil) [2020-2022]. Coordena o Laboratório Cubo – Economia Política da Comunicação e Crise do Capitalismo. 

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Publicado

11/03/25