O Pertencimento do distante
a relação torcedora dos roraimenses com o Clube de Regatas do Flamengo
Palavras-chave:
Futebol brasileiro, Torcedores, Clubismo, Amazônia, FlamengoResumo
O futebol é um fenômeno social que pode ser estudado através de diversas abordagens. Partindo do entendimento da importância cultural do futebol e do Flamengo no contexto regional roraimense, o objetivo deste artigo é analisar como ocorre o chamado pertencimento clubístico de 160 torcedores do Flamengo em Boa Vista, capital de Roraima. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa survey que coletou dados que envolvem as relações do torcedor com o Flamengo, a mídia e o futebol local. Conclui-se que há uma relação de fanatismo à distância desses torcedores, consumo de futebol cada vez mais voltado para a internet, a importância das figuras masculinas e do clubismo como geradores da paixão pelo esporte, a bifiliação clubística, as diferenças no consumo de futebol por faixas etárias e uma demanda reprimida por futebol local.
Referências
BANDEIRA, Gustavo Andrada; HIJÓS, María Nemesia; El club es mi vida: los significados de las emociones en el fútbol brasileño y argentino en diferentes contextos etnográficos. Revista Lationamericana de Estudios sobre Cuerpos, Emociones y Sociedad. Nº 28, Año 10. pp.52-66. 2018.
BORGES, Fernando Vannier dos Santos. A identidade do torcedor no país do futebol. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2006.
CRITHCHER, Charles. Football Since The War. In: CLARKE, J.; CRITCHER, C.; JOHNSON, R. (orgs). Working Class Culture: Studies in history and theory. Londres: Hutchinson, 1979, p.161-184.
COUTINHO, Renato Soares. Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e o imaginário político nacionalista popular (1930-1955). 2013. Tese( Doutorado – Programa de Pós-graduação em História, UFF, Rio de Janeiro, 2013. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1453.pdf. Acesso em: 20 abr. 2021.
COUTINHO, Renato Soares. Futebol e identidade nacional: o Clube de Regatas do Flamengo e o projeto de construção de uma nação. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 4., Maringá, 2009. p. 1855-1963.
DAMATTA, Roberto. Universo do futebol: esporte e sociedade brasileira. Edições Pinakotheke, 1982.
DAMO, Arlei Sander. Para o que der e vier: o pertencimento clubístico no futebol brasileiro a partir do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e seus torcedores. Porto Alegre: Dissertação de Mestrado em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.
_________________. Futebol e estética. São Paulo em Perspectiva, v. 15, p. 82-91, 2001.
_________________. Do dom à profissão: uma etnografia do futebol de espetáculo a partir da formação de jogadores no Brasil e na França. 2005. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, UFRS, Rio Grande do Sul, 2005. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/5343/000468905.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 20 abr.2021.
ECA. Fan of the future: Defining modern football fandom. 2020. Disponível em: < https://www.ecaeurope.com/media/4802/eca-fan-of-the-future-defining-modern-football fandom.pdf>. Acesso em: 11 de janeiro de 2021.
GIULIANOTTI, Richard. Fanáticos, seguidores, fans e flaneurs: uma taxonomia de identidades do torcedor no futebol. Revista História do Esporte, v. 5, n. 1, p. 25-46, 2012.
HELAL, Ronaldo; SOARES, Antônio Jorge Gonçalves; LOVISOLO, Hugo Rodolfo. A invenção do país do futebol: mídia, raça e idolatria. Mauad Editora Ltda, 2001.
KOCH, Rodrigo. Marcas da futebolização no torcedor pós-moderno: a condição flâneur. Diálogo, n. 30, p. 09-28, 2015.
MARGALIT, Avital. You'll Never Walk Alone: On Property, Community, and Football Fans. Theoretical Inq. L., v. 10, p. 217, 2009.
SILVA NETTO, Gilberto da Motta; SANTOS, Francisco Xavier dos. Pertencimento clubístico: uma avaliação da produção socioantropológica sobre o tema. In: XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste e Pré-alas Brasil, p.1-18, 2012.
TELLES, Silvio; LUTZ, Esp. Thulyo; REIS, Ms. Rômulo; ESTALOTE, Caio; DIAS, Vinícius. O Flamengo e a Raça Rubro-Negra: a análise de uma torcida organizada de futebol. 2011. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 16, Nº 161, Octubre de 2011.
TATSCH, Matheus da Costa. Pertecimento clubístico internacional: Um olhar antropológico sobre os torcedores brasileiros de clubes europeus. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - Departamento de Antropologia- UFRG, Rio Grande do Sul, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.