Qual o elo entre o jogo de futebol e a sua transmissão audiovisual que forma a sua representação?
Palavras-chave:
Futebol, Transmissão Televisiva, Televisão, Semiótica, ComunicaçãoResumo
O futebol, enquanto manifestação cultural, é representado pela televisão como um evento múltiplas camadas de significados que transcendem a simples prática esportiva. Utilizando a semiótica greimasiana, especialmente o quadrado semiótico, o artigo propõe investigar os pilares semânticos do discurso televisivo, de modo que a partir deles se observe como esses elementos são organizados na transmissão para emitir tais sentidos. O artigo parte do entendimento do futebol como um fenômeno lúdico que, ao longo da história, migra do sagrado para o secular, mantendo-se como um espaço simbólico e ritualístico. Isso exige que a transmissão televisiva construa uma narrativa coerente e acessível mesmo para os não iniciados. Assim, a televisão não apenas transmite o jogo, mas constrói um enunciado que articula valores simbólicos fundamentais estabelecido pela competição (com os subdomínios vitória e derrota) e a cooperação (ônus e bônus), permitindo que o telespectador compreenda e se conecte com o evento esportivo em nível cultural e emocional.
Referências
CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Tradução: José Garcez Palha. Lisboa: Cotovia, 1990.
COAKLEY, J. Sports in society: issues and controversies. 8ºed. New York: McGrau-Hill, 2004.
COURTÉS, J. Introdução à semiótica narrativa e discursiva. Tradução: Norma Backes Tasca. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.
FLOCH, J. M. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Tradução: Analice Dutra Pilar. São Paulo: Centro de Pesquisas Sociossemióticas, 2001.
FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. Tradução: Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2007.
GREIMAS, J. On Meaning: Selected Writing in Semiotic Theory. Translation: Paul J. Perron and Frank H. Collins. Minneapolis: University of Minnesota, 1987.
GRIFI, G. História da Educação Física e do Esporte. Tradução: Ana Maria Bianchi. Porto Alegre: D.C.Luzzato, 1989.
GUTTMANN, A. The Development of Modern Sports. In: COAKLEY, J.; DUNNING, E. Handbook of sport studies. London: Sage, 2000. cap. 15, p.248-259.
GUTTMANN, A. Sport Spectators. New York: Columbia University Press, 1986.
HUIZINGA, J. Homo ludens. Tradução: João Paulo Monteiro. 4ºed. São Paulo: Perspectiva, 2000.
PASANI, C. Pequeno dicionário de sociologia. Campinas: Autores Associados, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.