O Ethos de cada um: limites e associações entre a ética profissional de jornalistas e corporativa de empresas de Comunicação

Autores

  • Robson Dias Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Ética, Ethos, Jornalista, Jornalismo, Organização

Resumo

A ética profissional trata da dimensão do dever-ser. No artigo, consideraremos dois referenciais éticos: o Ethos do Jornalista; e o Ethos do Jornalismo e discutiremos a relação dialética entre as possibilidades da ética e as limitações da prática tanto do profissional (a responsabilidade social, o compromisso com a verdade, a pluralidade de opiniões, a função de informar a sociedade, trabalho em prol do interesse público, a Liberdade de Imprensa e a autonomia do jornalista), quanto das organizações jornalísticas (critérios de Objetividade, a neutralidade, imparcialidade, além do ideal de obtenção da informação em primeira mão).

Biografia do Autor

Robson Dias, Universidade de Brasília

Doutorando em Comunicação, sob orientação do Profº Drº Luiz Martins da Silva, no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (PPGFAC/UnB). Vinculado aos projetos de pesquisa credenciados no CNPQ: A idéia do pós-Jornalismo (2010-2013) e O Jornalismo como Teoria Democrática (2006-2010).

Referências

ABRAMO, Cláudio. Observadores de Carteirinha. Acessado em 05-12-2011. Disponível em www.observatóriodaimprensa.com.br.

ANDRADE, Lucimara. O Ensino da Ética Profissional em Cursos de Graduação. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação), UNOESTE

FITTIPALDI, Maristela. Ética no Jornalismo - Desafio Cotidiano. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFRJ. 1998

HERNANDES, Nilton. Jornais e Ethos: como a marca vira um “ser” que discursa. Estudos Lingüísticos XXXIV, p. 780-785, 2005.

KARAM, Francisco. Formação e Ética Jornalística. Disponível em www.jornalismo.ufsc.br/. Acessado em 05-12-2011.

MARTINO, Luis Mauro Sá. A ética como estratégia no campo jornalístico. XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Santos – 29 de agosto a 2 de setembro de 2007)

NOGUEIRA, Letícia de Sá. Ética & Mídia na Contemporaneidade. Dissertação (Mestrado em Comunicação), UFRJ. 2001

OLIVEIRA, Michelle. Discursos sobre o Dever-Ser Jornalístico: Construindo um Capital Simbólico. Trabalho apresentado ao NP 02 – Jornalismo, do IV Encontro dos Núcleos de Pesquisa da Intercom. 2007.

SILVEIRA, Santa Maria. Ética: esta Lei pega? Apontamentos sobre a moralidade que a imprensa prega e pratica. Tese (Doutorado em Comunicação), USP. 1993.

Downloads

Publicado

29/11/12