Religião, Secularização e Modernidade
Palavras-chave:
religião, secularização, modernidade, catolicismoResumo
Duas tendências sociológicas principais foram se constituindo para compreender a religião no mundo moderno contemporâneo. A primeira nega a permanência do processo de secularização, em razão da evidência empírica da diversidade de religiões na atualidade, enquanto a segunda afirma a existência do processo. Como alternativa a essas duas perspectivas, emerge a ideia de que a religião deve ser analisada, hoje, como resultado da interação de forças secularizantes e contrassecularizantes.Referências
BECK, U.; GIDDENS, A.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: Unesp, 1997.
BERGER, Peter L. A dessecularização do mundo: uma visão global. Religião e
sociedade, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, abr., 2001.
CAMURÇA, Marcelo. Da “boa” e da “má vontade” para com a religião nos cientistas sociais da religião brasileiros. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 12, n. 1, abr., de 2001.
HABERMAS, J. Teoria de la acción comunicativa, II. Madri: Taurus Humanidades, 1992.
HABERMAS, J. Direito e democracia: entre faticidades e validade. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997. v.II.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. Le pèlerin et le converti. Paris: Flammarion,1999.
HERVIEU-LÉGER, Danièle. Catholicisme, la fin d’un monde. Paris: Bayard, 2003.
MARIANO, Ricardo. Secularização do Estado, liberdades e pluralismo religioso. 3er Congreso Virtual de Antropología y Arqueologia. Out/2002. Disponível em
?http://www.naya.org.ar/congreso2002?. Acesso em 07/10/2003.
PIERUCCI, A. F. A propósito do auto-engano em sociologia da religião. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 49, p. 99-117, nov., 1997a.
PIERUCCI, A.F. Interesses religiosos dos sociólogos da religião. In: ORO, Ari Pedro; STEIL, Carlos Alberto (org.). Globalização e religião. Petrópolis: Vozes, 1997b.
PIERUCCI, A. F. Secularização em Max Weber: da contemporânea serventia de voltarmos a acessar aquele velho sentido. In: SOUZA, Jessé (org.). A atualidade de Max Weber. Brasília: UNB, 2000.
PIERUCCI, A. F. O desencantamento do mundo. São Paulo: Ed. 34, 2003.
RIBEIRO, Renato Janine. Não há pior inimigo do conhecimento que a terra firme. Tempo Social, v. II, n. 1, p. 189-96, maio, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.