As tecnologias digitais na formação em Radiojornalismo uma questão a ser debatida no âmbito da convergência das mídias
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais, Formação acadêmica, Radiojornalismo, Comunicação/EducaçãoResumo
O presente ensaio buscaquestionar, a partir de referenciais bibliográficos, a formação emRadiojornalismo no contexto das tecnologias digitais e da convergênciamidiática. Compreende-se que a atual migração do patamaranalógico para o digital vivenciado pelo rádio gera a urgência de um novopensar sobre o jornalismo praticado nesta mídia. Conclui-se que esse novo fazerjornalístico do rádio não deve, porém, deixar de observar as características doveículos e a preocupação com os ouvintes, que devido ao novo contextotecnológicos tiveram ampliadas suas potencialidades participativas.Referências
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2002.
COSTELLA, F. A. Comunicação do grito ao satélite. São Paulo: Mantiqueira. 1984.
CURY, Lucilene; et al.. Revisitando Morin: os novos desafios para os educadores. In: Revista Comunicação e Educação (USP), v. 1, p. 39-47, 2012.
FERRARI, Poliana. Jornalismo Digital. São Paulo: Contexto, 2004.
KAPLUN, Mario. Uma pedagogía de la comunicación. In: Educomunicación. Más Allá Del 2.0. Barcelona: Gedisa, 2010.
LOPEZ, Débora C. Radiojornalismo hipermidiático: um estudo sobre a narrativa multimidiática e a convergência tecnológica na Rádio France Info. Disponível em: . Acesso em: 29/04/2013.
MEDITSCH, Eduardo, Ribeiro, Angelo A. O futuro no passado: o rádio e a TV digitais na contramão da Webergência. Comunicação e Sociedade n° 48, São Bernardo do Campo: Umesp. 2007.
__________. O ensino do Radiojornalismo em tempo de internet. Comunicação ao Núcleo de Mídia Sonora do 24° Intercom - Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2001.
__________. Teorias do rádio. Florianópolis: Insular, 2005.
OROZCO GOMEZ, Guilhermo. De “ouvintes” a “falantes” da rádio, o desafio com os novos “radiouvintes”. In: PRETTO, N. L. e TOSTA, S. P. (Orgs.). Do MEB à WEB: o rádio na Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 8.
ORTRIWANO, Gisela Swetlana. A Informação no rádio: os grupos de poder e a determinação dos conteúdos. São Paulo: Summus, 2. ed., 1985.
____________. Interatividade entre rosas e espinhos. In: Revista Novos Olhares: São
Paulo, Eca/USP. Ano 1, no 2, 2o semestre de 1998, pp. 13-30.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.