A Fase da Multiplicidade da Oferta na Indústria Cultural e no futebol

Autores

  • Anderson David Gomes dos Santos Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Dijair Brilhantes Maria Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, Fase da Multiplicidade da Oferta, Mercantilização, Indústria Cultural, Futebol.

Resumo

Este artigo parte do conceito de Fase de Multiplicidade da Oferta, criado por Brittos e desenvolvido pelos pesquisadores da Economia Política da Comunicação no Brasil, para analisar a relação intrínseca do futebol com os meios de comunicação, não só em torno do futebol televisionado ou demais produtos oriundos da apropriação desta prática cultural pela Indústria Cultural, mas, principalmente, para observar o quanto os laços entre estas duas formas de entretenimento refletem as modificações político-econômicas vivenciadas na sociedade capitalista. Ambos tendem a possuir, a partir das últimas décadas, uma multiplicidade de agentes em torno dos seus negócios, de forma a transnacionalizar seus controles.

Biografia do Autor

Anderson David Gomes dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas; mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; e membro do grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS).

Dijair Brilhantes Maria, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Discente de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

25/07/14