MÍDIA, REPRESENTAÇÃO E RAÇA: o negro na telenovela Avenida Brasil
Palavras-chave:
Mídia, Estudos Culturais, Telenovela, Representação do negro, Avenida BrasilResumo
A televisão tem-se destacado como a mídia massiva brasileira predominante que, por sua vez, tem a telenovela como principal produto. No prisma da mediação informacional, a mensagem reproduzida pela telenovela é capaz de incitar a reflexão da audiência acerca de problemáticas das identidades culturais de gênero, raça, faixa etária, classe social, dentre outros. O objetivo deste estudo foi o de analisar a representação do negro na telenovela Avenida Brasil. Para tanto, a priori, remetemo-nos à revisão de literatura nas áreas de Comunicação, Estudos Culturais e Sociologia; a posteriori, analisamos os dados a partir de três abordagens de representação: numérica, papel/função social e interação entre os personagens (negros e brancos). Os resultados da pesquisa desvelam a invisibilidade numérica dos negros e a estigmatização desses personagens por funções e comportamentos socialmente discriminados.
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