Cultura de compartilhamento: as transformações da comunicação através das novas tecnologias
Palavras-chave:
Compartilhamento. Internet. Tecnologias digitais. Pirataria.Resumo
Esse trabalho aborda o compartilhamento de arquivos através da internet com base nas teorias empíricas e nas teorias de interação e colaboração criadas por Juliano Spyer e Raquel Recuero. A popularização das tecnologias digitais deram aos usuários domésticos o poder de produzir conteúdo. Esse aspecto, somado à facilidade de distribuição trazida pela internet influenciou na criação de uma cultura na qual compartilhar conteúdo é muito importante, mas também acabou por influenciar no surgimento de materiais piratas.
Referências
AMBROSI, Alain; PEUGEOT, Valérie; PIMIENTA, Daniel. Desafios de Palavras: Enfoques Multiculturais sobre as Sociedades da Informação. S/L: C&F Éditions, 2005.
ASSIS, Francisco de. Contribuições do funcionalismo e da teoria crítica para os estudos sobre os gêneros jornalísticos. LOGOS 35, 2011.
BERGAN, Ronald. Cinema. Jorge Hazar Editor Ltda. Rio de Janeiro, 2006.
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 11a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
CASTELLS, Manuel. “Internet e sociedade em rede”. In: MORAES, Dênis (Org.) Por uma outra comunicação: Mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
CASTRO, Gisela G. S. Pirataria na Música Digital: Internet, direito autoral e novas práticas de consumo. Unirevista, vol. 1, 2006.
GERBASE, Carlos. Enxugando Gelo: Pirataria e Direitos Autorais de Obras Audiovisuais na Era das Redes. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, Volume 10, 2007.
GILDER, George. Telecosmo. São Paulo: Campus, 2001.
LEITE, Fernanda Capibaribe, JANOTTI JUNIOR, Jeder. “Reconfigurando as Teorias da Comunicação: as indústrias culturais em tempos de Internet”. In FERREIRA, Giovandro Marcus, HOHLFELDT, Antonio, MARTINO, Luiz C., MORAIS, Osvando J. de. Teorias da Comunicação: trajetórias investigativas. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2010.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.
LESSIG, Lawrence. Cultura Livre: Como a Grande Mídia Usa a Tecnologia e a Lei Para Bloquear a Cultura e Controlar a Criatividade. São Paulo: Trama, 2005.
LÉVY, Pierre. A Inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Edições Loyola, 5a edição, 2007.
LOCHARD, Guy. Analyse des dispositifs et des discours médiatiques. Seminário IV do PPGCOM Famecos/PUCRS. Porto Alegre: Famecos, 2013.
MATTELART, Tristan. Audio-visual piracy: towards a study of the underground networks of cultural globalization. Paris: University of Paris VIII, 2009.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Cibercultura: perspectivas, questões e autores. Porto Alegre: Sulina, 2011.
SEGRAVE, Kerry. Piracy in the Motion Picture Industry. North Carolina: McFarland, 2003.
SELONK, Aletéia Patrícia de Almeida. Distribuição Cinematográfica no Brasil e suas Repercussões Políticas e Sociais – um estudo comparado da distribuição cinematográfica nacional e estrangeira. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2004.
SPYER, Juliano. Conectado: o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.
TIETZMANN, Roberto; PASE, André F. Curiosidade e Fidelização: blogs como ferramentas de distribuição de conteúdo. Seminário Blogs, Redes Sociais e Comunicação Digital. Novo Hamburgo: Feevale, 2008.
YAR, Majid. The rhetorics and myths of anti-piracy campaigns: criminalization, moral medadody and capitalist property relations in the classroom. London: Keele University, 2008.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.