A CONSTRUÇÃO DO VALOR DA MARCA POR MEIO DO ESTÍMULO AO CONSUMO CONSPÍCUO INSPIRADA EM HÁBITOS DE ENTRETENIMENTO DA ELITE: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DA MARCA POLO RALPH LAUREN
Resumo
Contrapondo a visão economicista do homem, Thorstein Veblen (1965), na representação da classe ociosa, demonstrou que o consumo e as atividades cotidianas podem ser indexadores simbólicos, capazes de diferenciar os indivíduos em termos dos grupos sociais a que pertencem. Nesse sentido, a marca Polo, criada pelo desenhista Ralph Lauren, foi construída através de símbolos de um esporte de elite, o Polo, que, assim como verificado na classe ociosa detalhada por Veblen (1965), é uma atividade de caráter de entretenimento que afere status aos praticantes. O presente artigo analisa os elementos de comunicação da Polo, revelando uma construção de marca pertinente ao consumo conspícuo de Veblen (1965), buscando relacionar como os conceitos descritos pelo autor são traduzidos em elementos de comunicação, estimulando o consumo que foge à visão utilitarista dos bens adquiridos.Downloads
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30/12/10
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Artigos
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