Reflexões sobre a tradição discursiva no atual panorama de pesquisa e historiografia do Cinema Novo

Autores

  • Juliano Rodrigues Pimentel Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Historiografia, Cinema Novo brasileiro, Existencialismo, Tradição discursiva.

Resumo

Este estudo pretende realizar uma reflexão sobre a tradição discursiva na historiografia do Cinema Novo brasileiro. Busca-se averiguar e relatar as considerações que surgem ao se colocar lado a lado uma reflexão teórica sobre o lugar da tradição discursiva no campo da historiografia e de outro o atual panorama de pesquisa em Cinema Novo produzida pelos corpos discentes dos Programas de Pós-Graduação de cinco universidades federais brasileiras a partir de uma análise quantitativa bibliométrica. A fundamentação teórica que guia o estudo passa por autores dos Estudos Culturais (Giddens, Hall), perspectivas críticas dos discursos históricos (Derrida, Ferro, Murphey, Iggers), e saberes da ciência da informação (Caregnato & Mutti, Araújo, Stumpf & Branco, Yu & Ding). A justificativa encontrada foi a ausência de uma revisão dos dados sobre pesquisa em Cinema Novo em teses e dissertações no atual estado da arte. As conclusões do estudo apontam para uma hegemonia referencial e uma tradição discursiva sobre o tema. Esta afirmação se organiza ao redor de quatro autores encontrados, sendo estes referenciados numa proporção muito maior do que as demais fontes historiográficas.

Biografia do Autor

Juliano Rodrigues Pimentel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Roteirista graduado Realização Audiovisual pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos-RS. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com pesquisa em Teoria do Cinema e da Imagem. Doutorando da UFRGS em em Comunicação e Informação com pesquisa em História do Cinema Brasileiro, ética e estética.

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Publicado

17/12/15