Identidade jornalística e participação no rádio: considerações a partir da percepção dos profissionais de Santa Maria/RS
Palavras-chave:
Radiojornalismo, Participação, Identidade profissional, Entrevista.Resumo
O artigo reflete sobre a participação do ouvinte no rádio sob o ponto de vista dos profissionais. Questiona como jornalistas e radialistas percebem o impacto da participação dos ouvintes e do uso das novas ferramentas de interação na configuração da sua identidade profissional. Para tanto, articula uma reflexão teórica inicial aos resultados obtidos por meio de entrevistas realizadas com quatro profissionais do rádio da cidade de Santa Maria (RS). A interpretação dos depoimentos indicou a percepção dos profissionais quanto às transformações no veículo e a necessidade de adaptação das rotinas em função da participação dos ouvintes. Os profissionais também demonstraram consciência quanto às mudanças no papel do jornalista de rádio neste contexto, sem, no entanto, perceberem perda da autoridade jornalística.
Referências
BARSOTTI, Adriana. Jornalista em mutação: do cão de guarda ao mobilizador de audiência. Florianópolis: Insular, 2014.
CHAPARRO, Manuel Carlos. As duas faces de Umberto Eco. Observatório da Imprensa. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/as-duas-faces-de-umberto-eco/>. Acesso em 16 jul. 2015.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2013.
_____. Identidade. In: CHARAUDEAU, Patrick.; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise de Discurso. São Paulo: Contexto, 2014.
DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 62-83.
FOLHA DE SÃO PAULO. Manual da Redação: Folha de S.Paulo. 17. ed . São Paulo: Publifolha, 2011.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
MARCONDES FILHO, Ciro. Comunicação e jornalismo: a saga dos cães perdidos. 2. ed. São Paulo: Hacker Editores, 2002.
MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em “tempo real”: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Editora Revan: 2002.
NEVEU, Érik. Sociologia do jornalismo. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
PEREIRA, Fábio Henrique. Da responsabilidade social ao jornalismo de mercado: o jornalismo como profissão. Biblioteca On-line das Ciências da Comunicação, 2004. Disponível em: <http://www.bocc.ubi.pt/pag/pereira-fabio-responsabilidade-jornalista.pdf>. Acesso em: 13 abr. 2015.
_____. Conversando com jornalistas: a perspectiva do interacionismo simbólico. In: MAROCCO, Beatriz (Org.). Entrevista na prática jornalística e na pesquisa. Porto Alegre: Libretos, 2012, p. 31-45.
RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. Petrópolis: Vozes, 1999.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo: porque as notícias são como são. 3. ed. v. 1. Florianópolis: Insular, 2012.
_____. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística – uma comunidade interpretativa transnacional. 3. ed. v. 2. Florianópolis: Insular, 2013.
Fontes orais
FRONZA, Viviana. Entrevista concedida às autoras em 27 de março de 2015. Santa Maria, 2015.
SCHMIDT, Adão Fernando. Entrevista concedida às autoras em 24 de março de 2015. Santa Maria, 2015.
PEREIRA, Claudemir. Entrevista concedida às autoras em 26 de março de 2015. Santa Maria, 2015.
OLIVEIRA, Renato. Entrevista concedida às autoras em 23 de março de 2015. Santa Maria, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.