Democratização da mídia, espaço público e diversidade cultural

Autores

  • Carlos Henrique Demarchi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru (SP)

Palavras-chave:

Diversidade cultural. Democratização da mídia. Espaços públicos.

Resumo

O presente artigo tem como finalidade examinar as possibilidades de garantia da diversidade cultural no sistema de televisão comercial brasileiro a partir da democratização da mídia. Toma como enfoque a discussão sobre a construção de espaços públicos, entendendo que a intervenção do Estado, mediante a implementação de políticas para a área, pode diversificar os conteúdos veiculados pelas emissoras.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Demarchi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru (SP)

Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp - campus de Bauru (SP).

Linha de pesquisa: Gestão e políticas da informação e da comunicação midiática.

Referências

AVRITZER, Leonardo (Coord.). Conferências nacionais: ampliando e redefinindo os padrões de participação social no Brasil. Brasília: Ipea, 2012.

BARROS, José Márcio; MOREIRA, Fayga. Diversidade cultural. In: ENCICLOPÉDIA Intercom de Comunicação. v.1. São Paulo: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010. p.411-413.

BRANT, Leonardo (Org.). Diversidade cultural: globalização e culturas locais: dimensões, efeitos e perspectivas. São Paulo: Escrituras, 2005.

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2001.

DAGNINO, Evelina. Sociedade civil, espaços públicos e a construção democrática no Brasil: limites e possibilidades. In: Sociedade civil e espaços públicos no Brasil. São Paulo: Paz e Terra, 2002. p. 279-301.

FNDC. Tese n. 14: políticas públicas de comunicação. Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Rio de Janeiro, 2009.

_______. FNDC. Campanha “Para expressar a liberdade, uma nova lei para um novo tempo”. [S.l.: s.n.], 15 fev. 2016. Disponível em: <http://www.paraexpressaraliberdade.org.br/wp-content/uploads/2015/03/20Pontos.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2016.

GOLDSMITH, Ben. Diversidade cultural: política, caminhos, dispositivos. In: BRANT, Leonardo (Org.).Diversidade cultural. São Paulo: Escrituras, 2005. p. 91-114.

MORAES, Dênis de. A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios. Rio de Janeiro: Pão e Rosas, 2009.

_________. Vozes abertas da América Latina: Estado, políticas públicas e democratização da comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X: Faperj, 2011.

PERUZZO, Cicilia Maria Krohling. Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

UNESCO. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2002. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0012/001271/127160por.pdf>. Acesso em: 3 ago. 2016.

Downloads

Publicado

12/12/16