Um turbilhão chamado Brasil: aspectos culturais brasileiros na cobertura da Copa do Mundo pelo jornal The Guardian
Palavras-chave:
Jornalismo internacional, Copa do Mundo, Brasil, cultura, representações midiáticasResumo
O jornalismo internacional tem o papel de reportar sobre outros países e culturas, contribuindo, assim, para a construção de um olhar estrangeiro sobre diversos aspectos nacionais. A Copa do Mundo 2014, por sua vez, foi um momento abundante na formação de imagens sobre o país-sede e seus habitantes, já que os holofotes da mídia estavam voltados para o Brasil. Diante destas considerações, este trabalho foca no estudo das representações sobre os aspectos culturais brasileiros no The Guardian, tema que se destacou na cobertura do megaevento esportivo no jornal inglês. Utilizando a Análise de Conteúdo, verificou-se que, na tentativa de aproximar o leitorado inglês da realidade brasileira, o veículo abriu portas para se noticiar aspectos culturais locais que não necessariamente tinham ligação com o megaevento. Além disso, predominou-se a visão de um Brasil que caminha entre o urbano e o idílico e/ou passional, na maioria das vezes dentro de um viés que relaciona sua cultura a questões sociais atuais.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977
BRASIL, Antonio. A construção da imagem do Brasil no exterior: um estudo sobre as rotinas profissionais dos correspondentes internacionais. In: FAMECOS, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 775-794, 2012
DALPIAZ, Jamile Gamba. Representações do Brasil na imprensa britânica: uma análise cultural do jornal The Guardian. 2013. Tese (Doutorado em Comunicação Social) – Pontífice Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013
DOTA, M. I. M. A imagem do Brasil no discurso do New York Times. In: Signo y Pensamiento, v. XXIX, p. 388-404, 2010
GASTALDO, Édison Luis. A nação e o anúncio: a representação do “brasileiro” na publicidade da copa do mundo. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
LINS DA SILVA, Carlos Eduardo. Correspondente internacional. Editora Contexto, 2011
MOLINA, Matías M. Os melhores jornais do mundo. Uma visão da imprensa internacional. São Paulo: Globo, 2007
MURAD, Angèle. Os valores-notícia na imprensa oligopolizada e multimídia: olhares a partir do newsmaking. In: XXV Congresso Anual em Ciência da Comunicação. Salvador, 2002
NATALI, João Batista. Jornalismo internacional. Editora Contexto, 2004
PAGANOTTI, Ivan. Imagens e estereótipos do Brasil em reportagens de correspondentes internacionais. In: Revista Rumores, v. 1, n. 1, 2007
RASIA, Régis Orlando. E quando o "outro somos nós"? O estereótipo do Brasil e do brasileiro no audiovisual. Revista Universitária do Audiovisual, v. 1. 2011
THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade. Uma teoria social da mídia. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2005
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. V. 1. Florianópolis: Insular, 2005
WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.