HIBRIDISMO DAS LINGUAGENS AUDIOVISUAIS: OBSERVAÇÕES SOBRE O CINEMA E O VÍDEO EM INTERFACE COM AS CULTURAS CONTEMPORÂNEAS
Palavras-chave:
Audiovisual, linguagens híbridas, video, cultura digital.Resumo
Ao longo do tempo e através da evolução do aparato tecnológico televisivo, o vídeo foi instituindo sua própria linguagem, ao invés de ser utilizado como mero veículo de cinema. Emerge na cultura contemporânea como uma forma notadamente híbrida: sons e imagens formatam matrizes expressivas e particulares que demandam olhares teóricos transversais. Nesse contexto, o presente trabalho investe na discussão sobre o caráter híbrido / experimental das linguagens audiovisuais e suas reverberações na contemporaneidade. Para isso, lança mão de uma abordagem histórico-analítica, através do diálogo com autores como: Santaella (2002 e 2007), Machado (1997 e 2005), Dubois (2004), entre outros.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.