REDES SOCIAIS, LEITURA E LITERATURA: engajamento e formação de leitores nos perfis da Casa de Cultura Josué Montello e da Biblioteca Pública Benedito Leite no Instagram
Palavras-chave:
Formação de Leitores. Redes Sociais. Instagram. Casa de Cultura Josué Montello. Biblioteca Pública Benedito Leite.Resumo
Investigação acerca de Perfis na rede social Instagram como ferramentas de engajamento, promoção da leitura, literatura e formação de novos leitores. Trata-se de uma pesquisa exploratória, de caráter analítico e descritivo das potencialidades de difusão do fomento à leitura por meio dos perfis da “Casa de Cultura Josué Montello” e da “Biblioteca Pública Benedito Leite”, em São Luís, Maranhão. Analisa o engajamento nas redes sociais como estratégia de formação de novos leitores e discute o formato digital como nova prática de consumo da literatura. Utiliza a metodologia de Análise de Redes Sociais (ARS) propostas por Recuero, Bastos e Zago (2015), mediante a aplicação de um conjunto de métricas para a descrição das relações, comportamentos, opiniões, dentre outros aspectos inerentes às redes. Resulta na demonstração dos impactos presentes nos dois perfis analisados para formação de leitores por meio de postagens selecionadas que ilustram os objetivos pontuados nesta pesquisa. Aborda as transformações nos contextos da leitura e literatura com o uso intenso de tecnologias, sobretudo de mídias sociais. Aponta a necessidade de novos estudos referentes às relações entre os usos das redes sociais e suas potencialidades enquanto ferramenta de difusão da informação e formação de novos usuários de espaços que possibilitam o acesso a bens culturais literários e efetivam as políticas públicas voltadas para o livro, a leitura e a literatura.Referências
CALABRE, Lia. Cultura, territorialidade e direitos: A gestão municipal de cultura. In: CANEIRO, Juliana. BARON, Lia. (Orgs.). Gestão Cultural. Niterói: Niterói Livros, 2018
CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. São Paulo: Editora Paze Terra, 2010.
CASTRO, Rodrigo Inácio de. Instagram: produção de imagens, cultura mobile e seus possíveis reflexos nas práticas educativas. 2014. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. Discursos das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CIRIBELI, João Paulo; PAIVA, Victor Hugo Pereira. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Mediação, Belo Horizonte, v. 13, n. 12, jan./jun. de 2011.
COUTINHO, Gustavo Leuzinger. A Era dos Smartphones: um estudo exploratório sobre o uso dos smartphones no Brasil. Brasília, 2014. 67 f. Monografia (Bacharelado em Publicidade e Propaganda), Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
DIAS, C. Análise do Discurso Digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. Campinas, São Paulo: Pontes Editores, 2018.
FERREIRA, Tereza Renôr. et al. Redes sociais na comunicação científica: Análise de Redes Sociais (ARS) nos anais do ENANCIB. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 564-577, dez./mar., 2018/2019.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2006.
JESUS, Gabriela Oliveira de; ARAÚJO, Wellington Santos de; CARVALHO, Carmen Regina de Oliveira. Internet e redes sociais: jornalismo no meio digital. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO, 20., 2018. Anais... Juazeiro, BA: INTERCOM, 2018.
JONES, A. T.; MALCZYK, A.; BENEKE, J. Internet marketing: a highly practical guide to every aspect of internet marketing. [S.l.]: Get Smarter, 2011.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010. 272 p.
LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1998.
MEUCCI, A.; MATUCK, A. A Criação de Identidades Virtuais através das Linguagens Digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 28., 2005. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2005.
MUCHERONI, M. L.; FERREIRA, G. C. Análise de redes sociais em ambientes informacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 11., 2010. Anais... Rio de Janeiro, 2010.
MUNARI, Ana Cláudia. Literatura e internet. [Porto Alegre]: PUCRS, 2012. 7 p.
OLIVEIRA, Maria Beatriz Izidia Baracho de. Comunidade booktube e o leitor contemporâneo. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
PAGNAN, Celso Leopoldo; LIMA, Denilson Teixeira Lima; MUSTAFA, Rennan Herbert Mustafa. A prática da leitura: hábitos e suportes. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 29, n. 2, p. 139-155, mai./ago. 2018.
RABECCHI, Ana Lúcia Gomes da Silva. O fio das travessias: a perspectiva histórica em Os tambores de São Luís, de Josué Montello e A Gloriosa Família - O tempo dos flamengos, de Pepetela. 2009. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
RECUERO, R.; BASTOS, M.; ZAGO, G. Análise de redes para mídia social. Porto Alegre: Sulina, 2015. 182 p.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 191 p.
RYAN, D.; JONES, C. Understanding digital marketing: marketing strategies forengaging in digital generation. Londres: Kogan Page, 2009.
SANTAELLA, Lúcia. Comunicação Ubíqua: representação na cultura e na educação. São Paulo: Paulus, 2013.
SANTOS, Elisângela Roque dos. Comunicação empresarial, interatividade e redes sociais: estudo de caso da Embrapa Solos. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2011.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Casa de Cultura Josué Montello. São Luís. 2017.
SEGABINAZI, Daniela Maria; OLIVEIRA, Valnikson Viana de. Literatura digital, eletrônica ou hipermidiática: tendências contemporâneas de leitura para crianças e adolescentes. Revista FronteiraZ, n. 20, jul. 2018.
SILVA, Danilo Morais da; RIBEIRO, Ana Claudia Dias; SILVA FILHO, Esiomar Andrade Silva. As redes sociais como ferramenta para acesso à informação na administração pública. Perspectivas em Políticas Públicas, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 267-294, jan./jun. 2018.
SOUZA, José Batista de; SCHLINDWEIN, Ana Flora. Os desafios da formação do leitor contemporâneo e a literatura digital. Revista Leia Escola, Campina Grande, v. 18, n. 2, p. 83-102, 2018.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.