COMUNICAÇÃO, SAÚDE E ATITUDES:

UM TESTE EXPERIMENTAL COM CAMPANHAS DE PREVENÇÃO E CUIDADOS SOBRE A AIDS JUNTO A JOVENS UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Adinan Carlos Nogueira
  • Marialva Mota Ribeiro

Resumo

Considerando o efeito framing (teoria dos prospectos) como recurso persuasivo na publicidade, este artigo busca avaliar campanhas do programa governamental brasileiro de prevenção e cuidados sobre a AIDS - Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - para verificar se as abordagens são capazes de modificar o nível de conhecimento, o comportamento e as atitudes dos jovens referentes ao vírus da AIDS. Para tanto procedeu-se a estudos bibliográficos e um teste experimental realizado com acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior privada localizada no sul do Estado de Minas Gerais, a fim de identificar qual efeito framing se mostra mais eficiente no público-alvo da pesquisa em relação ao vírus da AIDS. Teoricamente, apresenta-se as técnicas de persuasão e argumentação, o apelo emocional como influenciador em campanhas publicitárias, e a teoria dos prospectos, para entender, por meio do teste realizado, como uma mensagem estruturada positiva ou negativamente pode mudar a decisão de um indivíduo. Desse modo, observou-se que o uso de aspectos negativos em campanhas de prevenção é mais efetivo para modificar o comportamento de risco dos jovens, possibilitando concluir que o framing negativo, quando utilizado de maneira correta, causará impacto positivo, mudando o comportamento de um indivíduo em relação a AIDS na atualidade.

Biografia do Autor

Adinan Carlos Nogueira

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (1992), pós-graduação em Gestão Estratégia de Marketing pela PUC-MINAS, mestrado em Administração e Desenvolvimento Organizacional - Superintendência Nacional da CNEC (2007) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona (Lisboa/Portugal). Também é diretor da Agência Cervantes, professor assistente IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor na Unifae.  

Marialva Mota Ribeiro

Graduada em Engenharia Civil (1992), pela Faculdade de Engenharia Civil de Itajubá - FECI, e em Matemática (1997), pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras FAFI, especialista em Qualidade e Produtividade (1994) e mestre em Ciências em Engenharia de Produção (2000) pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá - EFEI. Docente na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS - campus Poços de Caldas - MG desde 2001, lecionando em cursos de graduação (Administração e Engenharia Civil) e pós-graduação (latu sensu), coordenadora do curso de Especialização em Gestão de Edificações e de Espaços Urbanos desde 2019 e graduanda em Direito desde 2021.

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Publicado

30/05/22