A Convergência Entre o Digital e o Analógico nos Homestudios
Keywords:
DAWs; produção musical; digitalização; analógico; homestudioAbstract
O artigo explora as transformações na produção musical contemporânea com foco na transição do analógico para o digital e o impacto dessa mudança nos homestudios. Através da análise das DAWs (Digital Audio Workstations), discute-se a integração de lógicas discretas e contínuas, permitindo uma nova forma de interação com o som, tanto pela visualidade digital quanto pela escuta analógica. A hibridização entre o digital e o analógico redefine as práticas de produção, promovendo maior autonomia e acessibilidade para músicos e produtores independentes.
References
ASSIS, P. Logic of Experimentation: Reshaping Music Performance in and through Artistic Research. Leuven University Press, 2020.
BRØVIG-HANSSEN, R., & DANIELSEN, A. Digital Signatures: The Impact of Digitization on Popular Music Sound. MIT Press, 2016.
BROWN, Lee B. Phonography, rock record, and the ontology of recorded music. Ohio: Journal of Aesthetics and Art Criticism. Ohio, p. 361-372, 2000.
CAPORALETTI, Vincenzo. Uma musicologia audiotátil. Trad.: Fabiano A. Costa, Patrícia de S. Araújo. RJMA: Revista de estudos do Jazz e das Músicas Audiotáteis. Paris, n. 1, Caderno em português, p. 1-17, abril 2018. Disponível em: <https://www.nakala.fr/nakala/data/11280/08eefd43>.
COLLINS, K. From Pac-Man to Pop Music: Interactive Audio in Games and New Media. Ashgate Publishing, 2010.
EMMERSON, S. Living Electronic Music. Ashgate Publishing, 2007.
FENERICH, Alexandre Sperandéo. A inscrição da intimidade na Symphonie pour un homme seul. 2012. Tese (Doutorado em Musicologia) - Escola de Comunicações e Artes, University of São Paulo, São Paulo, 2012.
HENNION, Antoine. An intermediary between production and consumption: the producer of popular music. Science, Technology, & Human Values, v. 14, n. 4, p. 400-424, autumn, 1989.
IAZETTA, Fernando. Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Perspectiva; Fapesp, 2009.
KARLIN, F., & WRIGHT, R. On the Track: A Guide to Contemporary Film Scoring. Routledge, 2004.
NEGUS, K. Music Genres and Corporate Cultures. Routledge, 2013.
PUCKETTE, M. The Theory and Technique of Electronic Music. World Scientific Publishing, 2007.
ROADS, C. The Computer Music Tutorial. MIT Press, 1996.
SNOMAN, R. The Dance Music Manual: Tools, Toys, and Techniques. Focal Press, 2019.
SOARES, Duana C. A música na publicidade: dos pregões à indústria fonográfica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE MÚSICA E MÍDIA, 7., São Paulo. Anais… São Paulo, 2011.
SOUZA, Geórgia C. C. Da curadoria ao algoritmo: criação de trilhas por inteligência artificial e bibliotecas digitais. Revista Eco-Pós. Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 301-319, 2022. DOI: 10.29146/ecops.v25i1.27869.
THÉBERGE, Paul. Any sound you can imagine: making music, consuming technology. [s.l.]: Wesleyan University, 1997.
THÉBERGE, Paul. The network studio: historical and technological paths to a new ideal in music making. Social Studies of Science. v. 34, n. 5, Special Issue on Sound Studies: New Technologies and Music, p. 759-781, 2004.
THÉBERGE, Paul. Consumers of technology: musical instruments innovations and the musicians’ market. 1993. Tese (Doutorado em Comunicação) – Concordia University, Montreal, 1993.
THORNTON, Mike. The History of Pro Tools. ProTools Expert. Disponível em: https://www.pro-tools-expert.com/home-page?tag=History%20Of%20Pro%20Tools. Acesso em: 5 Nov. 2022.
TSCHMUCK, P. The Economics of Music. Springer, 2016.
WALKER, Martin. Native Instruments Kontakt. Sound On Sound, 2002. Disponível em: https://www.soundonsound.com/reviews/native-instruments-kontakt. Acesso em: 17 Dez. 2022.
ZAGER, R. Music Production: Recording, Mixing, and Mastering Techniques. CRC Press, 2015.
ZAGORSKI-THOMAS, Simon. The musicology of record production. Cambridge: Cambridge University Press. 2014.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Fumec. As opiniões expressas nos artigos assinados são de responsabilidade exclusiva de seus autores.
A Revista Mediação é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.