FEMINISMOS EM DISPUTA

COMO SÃO CONSTRUÍDOS OS PERFIS NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DAS MULHERES ELEITAS EM OURO PRETO, EM 2020?

Autores/as

  • Najla Márcia Nazareth dos Passos PPGCOM/UFJF
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

epistemologias feministas; feminismo; comunicação política; esfera pública conectada; neoconservadorismo

Resumen

Como os perfis construídos nas plataformas digitais das duas mulheres eleitas em Ouro Peto, em 2020, durante a campanha eleitoral e os três primeiros anos dos mandatos, refletem as disputas travadas em torno dos sentidos dos feminismos? Este artigo procura responder a esta questão a partir de uma epistemologia feminista da comunicação, que articula conceitos como esfera pública (Habermas, 2014; Fraser, 2021), esfera pública conectada (Benkler, 2006), astúcia da história (Fraser, 2019) e neoconservadorismo (Biroli, 2020). A metodologia adotada é a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016) e atualizada por Sampaio (2021), que analisa como 20 categorias dos feminismos aparecem nos discursos das duas mulheres em seus perfis no Facebook. A hipótese de que só teriam destaques as categorias que não desafiassem os valores conservadores e tradicionais só se sustentou parcialmente. Embora ambas as eleitas tenham se posicionado como mães e cristãs, apenas uma delas assumiu o papel de esposa de uma tradicional família patriarcal. A outra assumiu viver em um relacionamento homoafetivo. Além disso, elas evitaram pautas morais contrárias aos valores cristãos, como o aborto, mas falaram sobre questões identitárias, como racismo e direitos LGBTQIA+. Novas tendências feministas abraçadas pelo neoconservadorismo também apareceram em seus discursos, como a defesa da proteção animal, do empreendedorismo e do empoderamento. 

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor da Faculdade de Comunicação Social e do Programa em Pós-graduação em Comunicação da UFJF (PPGCOM-UFJF).

Citas

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Publicado

11/03/25