A DIMENSÃO AFETIVA DO ESTUDANTE E A PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Lucilia Dias Furtado
  • Raimundo Pereira Amorim
  • Renato de Oliveira Brito
  • Valdoir Pedro Wathier

Palavras-chave:

dimensão afetiva, prática docente, processo de ensino aprendizagem

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a percepção docente acerca da dimensão afetiva do estudante e como ela é empregada na prática docente do ensino médio. Apresenta-se como questão central as seguintes indagações: qual a percepção do professor do Ensino Médio sobre a dimensão afetiva do estudante e sua relação com o processo de ensino aprendizagem? Quais são as práticas pedagógicas utilizadas que consideram a dimensão afetiva integrada ao desenvolvimento cognitivo do estudante? A pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, adotou a metodologia da entrevista semiestruturada com 7 (sete) professores do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal (DF), sendo a análise de conteúdo a técnica empregada para analisar os dados coletados. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os professores reconhecem a importância da afetividade e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, não foi perceptível práticas pedagógicas que desenvolvem a afetividade dos estudantes, associada ao desenvolvimento cognitivo.

Biografia do Autor

Lucilia Dias Furtado

Mestranda em Educação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Raimundo Pereira Amorim

Mestrando em Educação, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Renato de Oliveira Brito

Professor Doutor, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

Valdoir Pedro Wathier

Professor Doutor, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, Distrito Federal, Brasil

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Publicado

17/08/23

Edição

Seção

Artigos