A DIMENSÃO AFETIVA DO ESTUDANTE E A PRÁTICA DOCENTE
Mots-clés :
dimensão afetiva, prática docente, processo de ensino aprendizagemRésumé
O presente artigo tem como objetivo compreender a percepção docente acerca da dimensão afetiva do estudante e como ela é empregada na prática docente do ensino médio. Apresenta-se como questão central as seguintes indagações: qual a percepção do professor do Ensino Médio sobre a dimensão afetiva do estudante e sua relação com o processo de ensino aprendizagem? Quais são as práticas pedagógicas utilizadas que consideram a dimensão afetiva integrada ao desenvolvimento cognitivo do estudante? A pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, adotou a metodologia da entrevista semiestruturada com 7 (sete) professores do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal (DF), sendo a análise de conteúdo a técnica empregada para analisar os dados coletados. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os professores reconhecem a importância da afetividade e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, não foi perceptível práticas pedagógicas que desenvolvem a afetividade dos estudantes, associada ao desenvolvimento cognitivo.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.