A DIMENSÃO AFETIVA DO ESTUDANTE E A PRÁTICA DOCENTE
Palabras clave:
dimensão afetiva, prática docente, processo de ensino aprendizagemResumen
O presente artigo tem como objetivo compreender a percepção docente acerca da dimensão afetiva do estudante e como ela é empregada na prática docente do ensino médio. Apresenta-se como questão central as seguintes indagações: qual a percepção do professor do Ensino Médio sobre a dimensão afetiva do estudante e sua relação com o processo de ensino aprendizagem? Quais são as práticas pedagógicas utilizadas que consideram a dimensão afetiva integrada ao desenvolvimento cognitivo do estudante? A pesquisa de natureza descritiva e qualitativa, adotou a metodologia da entrevista semiestruturada com 7 (sete) professores do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal (DF), sendo a análise de conteúdo a técnica empregada para analisar os dados coletados. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os professores reconhecem a importância da afetividade e sua relação com o processo de ensino e aprendizagem. Contudo, não foi perceptível práticas pedagógicas que desenvolvem a afetividade dos estudantes, associada ao desenvolvimento cognitivo.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.