O Método CABAS® e as propostas de ensinoaprendizagem da Análise do Comportamento

Authors

  • AILTON FAGNER MENDES MEIRELES
  • RIVIANE BORGHESI BRAVO

Keywords:

Análise do Comportamento, Comprehensive Application of Behavior Analysis to Schooling, CABAS®, Métodos de Ensino

Abstract

Os métodos de ensino são a base teórica e instrutiva sobre a qual professores e outros instrutores do contexto educacional fazem uso para desenvolver as habilidades e conhecimentos dos seus estudantes. Conhecer os métodos que demonstram resultados cientificamente comprovados pode contribuir para a melhoria das práticas de ensino. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento teórico sobre a concepção da análise do comportamento sobre ensino-aprendizagem e apresentar o método Comprehensive Application of Behavior Analysis to Schooling (CABAS®) como modelo de ensino que segue a abordagem em uso na atualidade. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas físicas e virtuais, além de outras fontes encontradas na internet, por meio das quais foram observados seis métodos desenvolvidos por autores da Análise do Comportamento, incluindo o CABAS®. Essas produções apontam para o fato de que a abordagem permanece fornecendo técnicas e conhecimentos que são utilizados como ferramentas para contribuir na educação. Espera-se que este trabalho possa servir como fonte de informação e inspiração para aqueles que entrarem em contato e buscarem melhorar suas práticas de ensino.

Published

22/02/21

Issue

Section

Artigos