O Método CABAS® e as propostas de ensinoaprendizagem da Análise do Comportamento
Palavras-chave:
Análise do Comportamento, Comprehensive Application of Behavior Analysis to Schooling, CABAS®, Métodos de EnsinoResumo
Os métodos de ensino são a base teórica e instrutiva sobre a qual professores e outros instrutores do contexto educacional fazem uso para desenvolver as habilidades e conhecimentos dos seus estudantes. Conhecer os métodos que demonstram resultados cientificamente comprovados pode contribuir para a melhoria das práticas de ensino. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento teórico sobre a concepção da análise do comportamento sobre ensino-aprendizagem e apresentar o método Comprehensive Application of Behavior Analysis to Schooling (CABAS®) como modelo de ensino que segue a abordagem em uso na atualidade. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica em bases de dados científicas físicas e virtuais, além de outras fontes encontradas na internet, por meio das quais foram observados seis métodos desenvolvidos por autores da Análise do Comportamento, incluindo o CABAS®. Essas produções apontam para o fato de que a abordagem permanece fornecendo técnicas e conhecimentos que são utilizados como ferramentas para contribuir na educação. Espera-se que este trabalho possa servir como fonte de informação e inspiração para aqueles que entrarem em contato e buscarem melhorar suas práticas de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos publicados ficam reservados à Faculdade de Ciências Humanas da Universidade FUMEC. A revista Paideia não se responsabiliza pelos conceitos ou conteúdos em matéria assinada que publique.