O papel do psicopedagogo na identificação e intervenção nos distúrbios de aprendizagem relacionados à visão: caso de uma intervenção tardia

Auteurs-es

  • Douglas de Araujo Vilhena
  • Silmara Deise de Freitas
  • Marcia Reis Guimarães
  • Ângela Maria Vieira Pinheiro

Mots-clés :

Estresse visual, Síndrome de Irlen, Distúrbio neurovisual, Psicopedagogia, Família, Aprendizagem.

Résumé

O psicopedagogo pode contribuir com a triagem e com o tratamento de distúrbios de aprendizagem relacionados à visão. Será apresentado, neste artigo, o caso de um escolar com desenvolvimento neurológico atípico, comórbido ao diagnóstico de Estresse Visual (Síndrome de Irlen). Devido à contraindicação médica, a intervenção psicopedagógica foi interrompida por quatro anos, acarretando prejuízo nos âmbitos pessoais e escolares. Com a retomada da intervenção e concomitante introdução de lâminas e filtros espectrais, os sintomas de dificuldades visuais foram reduzidos, melhorando a qualidade visual e as habilidades visuomotoras da paciente nas atividades da vida diária. A mediação psicopedagógica impactou favoravelmente no desenvolvimento e no aprendizado.

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Publié-e

08/08/18

Numéro

Rubrique

Artigos