MOTIVAÇÕES E INIBIDORES PARA OS VEGANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9334

Resumo

Apesar das evidências de crescimento do mercado vegano nos últimos anos, constatou-se que a literatura internacional tem dedicado mais atenção ao tema do que a nacional. Diante da relativa escassez de material publicado, realizou-se um estudo empírico que objetivou identificar motivações e inibidores enfrentados pelos veganos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidades. Os resultados permitiram identificar seis dimensões que respondem ao objetivo da pesquisa: motivação, dificuldades, práticas, definição de vegano, como o outro me vê e Impressão sobre o consumo de carne. Além dessas, surgiram doze subcategorias inéditas não localizadas em outros estudos. Os resultados permitem lançar mais luz sobre as motivações e dificuldades na adoção da dieta vegana, podendo futuros estudos aprofundar construtos motivacionais e inibidores para esse segmento. Adicionalmente, a pesquisa aponta para a saúde pública característica desse novo segmento de consumo.

Biografia do Autor

ALEXANDRE MAGNO BORGES PEREIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutorando em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia e em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Atualmente é Procurador Federal (AGU), professor dos cursos de pós-graduação "latu sensu" (especialização) das Faculdades Pitágoras e membro do Conselho Editorial do Laboratório Americano de Estudos Constitucionais Comparados

André Francisco Alcântara Fagundes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da FAGEN/UFU. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da FAGEN/UFU. Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Consumo (NEPeC). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia e digital, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.

Juliana Bárbara da Silva Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia(1999) e especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Fundação Getúlio Vargas(2008). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração.

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Pós doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências Sociais, Mestre e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Educação e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera. Foi professor visitante do Programa de Pós-graduação em Administração -PPGA, da Faculdade de Gestão e Negócios -FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia -UFU. Responsável pela implantação e ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Alimentos e Bebidas, da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities. Foi professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e membro da Comissão de Publicação da Revista Hospitalidade (ISSN: 1807-975X). Responsável pela implantação e ex-diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Criou e foi Editor Científico da Revista GeAS - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834) Qualis B2 na Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Na área de cursos lato sensu, criou, coordenou e foi professor de diversos MBAs e cursos de Pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas - FIPE e Fundação Dom Cabral. Organizou diversas coletâneas sobre capacitação docente, sustentabilidade, marketing e hospitalidade. Coautor do livro " A responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel das empresas". Desenvolve pesquisas nos temas: Marketing, Serviços, Hospitalidade e Sustentabilidade.

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Publicado

12/08/24