MOTIVAÇÕES E INIBIDORES PARA OS VEGANOS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9334

Résumé

Apesar das evidências de crescimento do mercado vegano nos últimos anos, constatou-se que a literatura internacional tem dedicado mais atenção ao tema do que a nacional. Diante da relativa escassez de material publicado, realizou-se um estudo empírico que objetivou identificar motivações e inibidores enfrentados pelos veganos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidades. Os resultados permitiram identificar seis dimensões que respondem ao objetivo da pesquisa: motivação, dificuldades, práticas, definição de vegano, como o outro me vê e Impressão sobre o consumo de carne. Além dessas, surgiram doze subcategorias inéditas não localizadas em outros estudos. Os resultados permitem lançar mais luz sobre as motivações e dificuldades na adoção da dieta vegana, podendo futuros estudos aprofundar construtos motivacionais e inibidores para esse segmento. Adicionalmente, a pesquisa aponta para a saúde pública característica desse novo segmento de consumo.

Bibliographies de l'auteur-e

ALEXANDRE MAGNO BORGES PEREIRA SANTOS, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Doutorando em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Direito Público pela Universidade de Franca e em Gestão Pública pela Universidade Federal de Uberlândia, pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Federal de Uberlândia e em Direito Notarial e Registral pela Universidade Anhanguera-UNIDERP. Atualmente é Procurador Federal (AGU), professor dos cursos de pós-graduação "latu sensu" (especialização) das Faculdades Pitágoras e membro do Conselho Editorial do Laboratório Americano de Estudos Constitucionais Comparados

André Francisco Alcântara Fagundes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Professor Adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da FAGEN/UFU. Coordenador do MBA em Gestão Empresarial da FAGEN/UFU. Líder do Núcleo de Estudo e Pesquisa do Consumo (NEPeC). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche no Instituto Superior de Gestão e Economia (ISEG) da Universidade de Lisboa (ULisboa), em Portugal - bolsista CAPES. Mestre em Administração pela UFU, MBA em Gestão Estratégica de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica na área de Administração, com ênfase em marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento do consumidor, marketing esportivo, marketing de entretenimento, marketing de tecnologia e digital, marketing verde, estratégia empresarial e pesquisa de mercado.

Juliana Bárbara da Silva Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia(1999) e especialização em Gerenciamento de Projetos pelo Fundação Getúlio Vargas(2008). Atualmente é Assistente em Administração da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Administração.

Sérgio Luiz do Amaral Moretti, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Pós doutor pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências Sociais, Mestre e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-graduado em Educação e Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Professor do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Ibirapuera. Foi professor visitante do Programa de Pós-graduação em Administração -PPGA, da Faculdade de Gestão e Negócios -FAGEN, da Universidade Federal de Uberlândia -UFU. Responsável pela implantação e ex-Coordenador do Mestrado Profissional em Administração - Gestão em Alimentos e Bebidas, da Universidade Anhembi Morumbi - Laureate International Universities. Foi professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Hospitalidade e membro da Comissão de Publicação da Revista Hospitalidade (ISSN: 1807-975X). Responsável pela implantação e ex-diretor do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão Ambiental e Sustentabilidade - GeAS, da Universidade Nove de Julho - UNINOVE. Criou e foi Editor Científico da Revista GeAS - Gestão Ambiental e Sustentabilidade (ISSN: 2316-9834) Qualis B2 na Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo da CAPES. Na área de cursos lato sensu, criou, coordenou e foi professor de diversos MBAs e cursos de Pós-graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas - FIPE e Fundação Dom Cabral. Organizou diversas coletâneas sobre capacitação docente, sustentabilidade, marketing e hospitalidade. Coautor do livro " A responsabilidade e o social: uma discussão sobre o papel das empresas". Desenvolve pesquisas nos temas: Marketing, Serviços, Hospitalidade e Sustentabilidade.

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Publié-e

12/08/24