MOTIVAÇÕES E INIBIDORES PARA OS VEGANOS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9334Abstract
Apesar das evidências de crescimento do mercado vegano nos últimos anos, constatou-se que a literatura internacional tem dedicado mais atenção ao tema do que a nacional. Diante da relativa escassez de material publicado, realizou-se um estudo empírico que objetivou identificar motivações e inibidores enfrentados pelos veganos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas em profundidades. Os resultados permitiram identificar seis dimensões que respondem ao objetivo da pesquisa: motivação, dificuldades, práticas, definição de vegano, como o outro me vê e Impressão sobre o consumo de carne. Além dessas, surgiram doze subcategorias inéditas não localizadas em outros estudos. Os resultados permitem lançar mais luz sobre as motivações e dificuldades na adoção da dieta vegana, podendo futuros estudos aprofundar construtos motivacionais e inibidores para esse segmento. Adicionalmente, a pesquisa aponta para a saúde pública característica desse novo segmento de consumo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.