PESQUISAS QUALITATIVAS NOS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS
DIÁLOGOS SOBRE ESCOLHAS ESTRATÉGICAS
DOI:
https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9428Abstract
Este trabalho objetiva ampliar o diálogo com os pesquisadores organizacionais ao apresentar abordagens qualitativas dos Estudos Organizacionais (EOR) brasileiros, de modo a possibilitar reflexões sobre a escolha de estratégias metodológicas. A Etnometodologia e a Análise de Conversação, as Metodologias Visuais, o Método Histórico e a Teoria Ator-Rede são apresentados como estratégias alternativas. Com uma discussão sobre aspectos relacionados aos métodos discutidos, pretende-se contribuir para os caminhos metodológicos, considerando as suas variações, limitações e potencialidades na realização de diferentes estudos. As reflexões aqui apresentadas estabelecem diálogo com os teóricos consolidados, a partir da releitura e do resgate de suas premissas, e com artigos teórico-empíricos discutidos no trabalho. O processo permitiu compreender o que move pesquisadores ao uso e aplicação das estratégias metodológicas e suas variações para realizar suas investigações científicas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.