BAIXEI O APP, E…

a experiência mobile dos consumidores no segmento varejista

Auteurs-es

  • Janayna Souto Leal Universidade Federal da Paraíba
  • Natália Lima Diniz Pinto Brandão Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)
  • Wanderberg Alves Brandão Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Wallysson Klebson de Medeiros Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Laura Maria Aguiar Costa Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI :

https://doi.org/10.21714/pretexto.v25i1.9456

Résumé

O canal mobile vem se mostrando uma possibilidade onipresente na aproximação entre as marcas e os consumidores. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar como os consumidores do segmento varejista têm avaliado as suas experiências com o mobile commerce. Metodologicamente, a pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e a coleta de dados foi efetuada por meio da observação não participante no aplicativo de duas empresas varejistas brasileiras: Casas Bahia e Lojas Americanas. O método escolhido para a análise foi a análise de conteúdo, sendo as categorias avaliadas: frete e valores; funcionalidade do app; suporte e atendimento no app; e prazo de entrega e rastreamento de pedidos. Os resultados comprovaram que as empresas possuem inúmeras inconformidades em sua prestação de serviço. Concluindo, observa-se que elas necessitam rever suas operações no ambiente online e offline, pois essas experiências negativas podem prejudicar incisivamente a reputação de um espaço promissor para compras.

Bibliographies de l'auteur-e

Janayna Souto Leal, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2018), sendo também membro participante do Grupo de Pesquisa GPCIBER (UFPB), Mestre em Gestão do Potencial Humano pelo Instituto Superior de Gestão, ISG, em Portugal (2013), Especialista em Gestão Estratégica de Pequenas e Médias Empresas pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2009) e Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba (2008). Atualmente, é professora nos Cursos do Bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e dos Cursos de Ensino Superior em Tecnologia da Gestão no Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ e Avaliadora Ad hoc INEP/MEC.

Natália Lima Diniz Pinto Brandão, Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ)

Bacharela em Administração pelo Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

Wanderberg Alves Brandão , Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Mestre em Administração, com ênfase em Marketing e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba. Foi professor substituto na Universidade Federal de Campina Grande e na Universidade Federal do Cariri e atuou como coordenador dos cursos de Administração e Marketing, da Uninassau (Unidade Campina Grande-PB) e do curso de Administração na Universidade de Pernambuco. Atualmente é professor assistente na Universidade de Pernambuco, Campus Salgueiro e doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba.

Wallysson Klebson de Medeiros Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutorando em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui graduação em Administração (2020), Economia (2014) e Pedagogia (2021). Especialista em Economia e Finanças e na área educacional. Mestre em Energias Renováveis pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com ênfase em Meio Ambiente, Economia e Aproveitamento Energético.

Laura Maria Aguiar Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda e mestre em administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB), ênfase em Marketing e Tecnologia. Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É pesquisadora e faz parte da gestão do Grupo de pesquisa em Consumo e Cibercultura (GPCiber). É pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Negócios e Competitividade (GNC). Tem interesse nas áreas de marketing, comportamento do consumidor, novas tecnologias, inteligência artificial e métodos quantitativos aplicados.

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Publié-e

12/08/24