TECNOLOGIAS NO ENSINO: a percepção de docentes e discentes acerca da contribuição e importância de tecnologias na prática do ensino-aprendizagem presencial
Resumo
As tecnologias estão presentes na sociedade e no contexto do ensino. Contudo, há de se considerar como alunos e professores visualizam o potencial dessas, haja vista que são esses atores que farão uso das mesmas na prática do ensino-aprendizagem. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos docentes e discentes quanto as tecnologias passíveis de serem aplicadas na prática do ensino presencial. Por meio da abordagem quantitativa e natureza descritiva a percepção destes indivíduos sobre 16 tecnologias foi analisada. Por resultado, considera-se a plausibilidade de reflexão acerca do uso das tecnologias Lousa Digital, Geogebra e Whatsapp, haja vista que apresentam percepções destoantes em relação aos respondentes. Esta pesquisa se limita por situar-se no contexto presencial num momento em que esse formato de ensino foi transposto para encontros virtuais, em decorrência da pandemia do COVID-19. Assim, a condução desta pesquisa em momento posterior é uma sugestão de pesquisa futura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade.
- Declaro, ainda, que uma vez publicado na revista Pretexto, editada pela Universidade Fumec, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais co-autores, caso haja, a qualquer outro periódico.
- Por meio deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Universidade Fumec e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).
A Revista Pretexto é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.