Chamada para submissão de trabalhos para o II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais

08/05/24

Chamada para submissão de trabalhos para o II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais

O II Encontro de Bibliotecários em Saúde de Minas Gerais tem objetivo de congregar, divulgar e discutir as práticas de bibliotecários atuantes na área da saúde, esse ano, teremos submissões de resumos expandidos e artigos com a temática das práticas profissionais de bibliotecários na área da saúde. 

Os melhores trabalhos, a partir da nota e avaliação, serão convidados para publicar uma versão completa no formato de artigo ou relato de experiência (expandido e alterado) a partir do trabalho submetido ao evento na Revista Código 31 (http://revista.fumec.br/index.php/codigo31/about/submissions

Todos os trabalhos que forem devidamente apresentados no dia do evento, receberão certificados 

Datas importantes:

  • Início das submissões: 10/05/2024
  • Término das submissões: 10/06/2024
  • Envio das avaliações: A partir da submissão
  • Resultado final: 20/06/2024

O evento receberá duas modalidades de trabalhos: 

  • Resumos Expandidos: O resumo expandido consiste em apresentar de forma concisa tópicos estruturados de uma pesquisa 
  • Relatos de Experiência: Os relatos de experiência são trabalhos que visam relatar uma experiência profissional, como algum serviço ou produto implantado, relatando seus processos e também um resultado positivo ou negativo. A ideia central é relatar uma atividade realizada para que outros bibliotecários conheçam seu trabalho.  

As normas gerais são:

  • Serão aceitos apenas resumos expandidos 
  • Os trabalhos precisam estar no template do evento
  • Os resumos expandidos deverão ter entre 5 páginas, no mínimo e 8 páginas, no máximo contando com as referências
  • Os relatos de experiência deverão ter entre 6 páginas, no mínimo e 10 páginas no máximo, contato com as referências
  • No máximo 6 autores por trabalho submetido
  • Não há limite de trabalhos submetidos
  • Todos os trabalhos deverão ser submetidos em arquivo editável .doc ou .docx

Cada trabalho será submetido à avaliação duplo-cega de, no mínimo, dois membros da Comissão Científica (formada por professores/as e pesquisadores/as das áreas de Biblioteconomia e Ciências da Informação, vinculados a universidades brasileiras) que recomendarão a aprovação com ou sem alterações ou a rejeição do trabalho a partir dos seguintes quesitos:

  • adequação do trabalho ao escopo do evento e ao eixo temático; se necessário, o avaliador poderá sugerir outro eixo pertinente;
  • originalidade e inovação;
  • adequação do título ao conteúdo do trabalho;
  • clareza na apresentação dos objetivos do trabalho;
  • adequação da metodologia aos objetivos do trabalho;
  • adequação da revisão de literatura/documentos citados aos objetivos do trabalho;
  • relevância para a área e contribuições trazidas pelos resultados, discussões e considerações do trabalho;
  • coerência, clareza e objetividade na organização do texto;
  • qualidade do texto em relação à correção ortográfica/gramatical, às normas de citação e de referência e ao template do evento.

EIXOS TEMÁTICOS 

  • Gestão de unidades de informação: Trabalhos que contemplem processos, técnicas, métodos e ferramentas para a gestão de unidades de informação na área da saúde
  • Produtos e Serviços: Trabalhos que abordem criação e avaliação de produtos e serviços informacionais ligados aos bibliotecários em saúde
  • Inovação e Tecnologias: Trabalhos que apresentem ações inovadoras e desenvolvimentos tecnológicos aplicáveis em unidades de informação em saúde que geram transformações e novas possibilidades com impactos para as equipes e para a comunidade.