Dados e Participação: Pensando Apps de Dados Públicos como Mídia Cidadã

Autores

  • Marcelo Crispim da Fontoura PUCRS

Palavras-chave:

Aplicativos, Dados Abertos, Participação, Mídia Cidadã, Mídia Digital

Resumo

Este artigo explora as semelhanças e diferenças entre os aplicativos digitais de dados públicos e produções de mídia cidadã. A partir da ideia de cidadania de Mouffe (1992) e Rodriguez (2001), e do resgate da noção de mídia cidadã e mídia participativa de diferentes autores, se estabelece critérios qualitativos que foram aplicados a uma amostragem de 17 aplicativos brasileiros, oriundos de competições de dados abertos promovidas por governos. A contraposição dos critérios (relacionados ao caráter conversacional, contextualização / comentário da informação, monetização, âmbito dos aplicativos, etc.) demonstra uma adoção parcial, o que traz diferenças quanto à relação dos dois fenômenos. Embora possuam formatações diferentes, ambos envolvem lógicas subjacentes próximas. Esta é uma pesquisa exploratória, de modo a contribuir aos estudos de hacking de dados abertos no Brasil.

Biografia do Autor

Marcelo Crispim da Fontoura, PUCRS

Jornalista, Mestre em Comunicação Social pela PUCRS. Pesquisador em Comunicação Digital.

Referências

BENKLER, Yochai. The wealth of networks. New Haven: Yale University Press, 2006.

BOWMAN, Shayne; WILLIS, Chris. We Media. The Media Center at the American Press Institute, 2003. Disponível em: http://www.hypergene.net/wemedia/download/we_media.pdf>. Acesso em: 14 jul. 2012

BRUNS, Axel. Gatewatching. Nova York: Peter Lang, 2009.

COLEMAN, E. Gabriella. Coding Freedom. Princeton: Princeton University Press, 2012.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph. 2009.

LEVY, Steven. Hackers. Sebastopol: O’Reilly Media, 2010.

MOUFFE, Chantal. Democratic Citizenship and the Political Community. In: MOUFFE, Chantal (Org.). Dimensions of Radical Democracy. Nova York: Verso, 1992. p. 225-239.

RODRIGUEZ, Clemencia. Fissures in the Mediascape. Nova York: Hampton Press, 2001.

SHIRKY, Clay. A cultura da participação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2011.

SCHAFFER, Jan. Citizen Media. Washington, D.C.: J-Lab: The Institute for Interactive Journalism, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Television. Oxford: Routledge, 2005.

Downloads

Publicado

29/07/15