Dados e Participação: Pensando Apps de Dados Públicos como Mídia Cidadã
Palavras-chave:
Aplicativos, Dados Abertos, Participação, Mídia Cidadã, Mídia DigitalResumo
Este artigo explora as semelhanças e diferenças entre os aplicativos digitais de dados públicos e produções de mídia cidadã. A partir da ideia de cidadania de Mouffe (1992) e Rodriguez (2001), e do resgate da noção de mídia cidadã e mídia participativa de diferentes autores, se estabelece critérios qualitativos que foram aplicados a uma amostragem de 17 aplicativos brasileiros, oriundos de competições de dados abertos promovidas por governos. A contraposição dos critérios (relacionados ao caráter conversacional, contextualização / comentário da informação, monetização, âmbito dos aplicativos, etc.) demonstra uma adoção parcial, o que traz diferenças quanto à relação dos dois fenômenos. Embora possuam formatações diferentes, ambos envolvem lógicas subjacentes próximas. Esta é uma pesquisa exploratória, de modo a contribuir aos estudos de hacking de dados abertos no Brasil.
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